Trump demonstra otimismo em acordo comercial com a China

Matheus Leal
Colaborador do Torcedores

Crédito: Kevin Lamarque / Reuters

Presidente norte-americano espera que tudo seja resolvido até meados do próximo mês

O presidente Donald Trump segue otimista sobre o possível acordo entre Estados Unidos e China para o fim da guerra comercial. Nesta segunda-feira (21), o mandatário norte-americano afirmou a repórteres que as conversas com os chineses estão fluindo bem.

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva

De acordo com as falas recentes de Trump, a expectativa dos Estados Unidos é que um acordo seja assinado até meados de novembro. O acordo já estaria caminhando para sua segunda fase e o presidente norte-americano garante que a resolução dessa é mais fácil que a primeira.

“Pensamos que poderemos assinar um documento completo com a China na primeira fase”, afirmou Trump.

Entretanto, os prazos de Trump e do representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, parecem não bater. Também a repórteres, Lighthizer afirmou que a fase um do acordo seria concluída até as reuniões da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, a Apec, que acontecem nos dias 16 e 17 de novembro, no Chile. Ele ressaltou que ainda há questões pendentes.

Por sua vez, Wilbur Ross, secretário de Comércio norte-americano, mantém os pés no chão e prefere não estimar um prazo para a finalização do acordo. Também nesta segunda-feira (21), Ross afirmou que “fazer o negócio certo” é mais importante que o cronograma.

“Gostaríamos de fazer um acordo. Mas, do nosso ponto de vista, tem que ser o negócio certo e não precisa ser em novembro”, disse à Fox Business.