Trump anuncia suspensão temporária da imigração devido ao coronavírus

Jéssica De Paula Alves
Jornalista e produtora de conteúdo
1

Crédito: Twitter

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que irá suspender temporariamente a imigração devido à pandemia de coronavírus. Uma ordem executiva justifica a medida como necessária para a proteção de empregos no país, informou o G1.

O presidente Trump publicou uma mensagem no Twitter, ressaltando o “inimigo invisível” que os Estados Unidos enfrenta. Só em março, o país perdeu 701 mil empregos e a taxa de desemprego aumentou para 4,4%.

 

“À luz do ataque do Inimigo Invisível e também pela necessidade de proteger os empregos dos nossos grandes cidadãos americanos, eu vou assinar uma ordem executiva para suspender temporariamente a imigração aos Estados Unidos”, escreveu Trump.

Até as 23h21 desta segunda-feira (20), o presidente não havia detalhado como essa suspensão funcionaria. E nem por quanto tempo ficaria em vigor. Contudo, os Estados Unidos atualmente são o mais atingido pela pandemia, com mais de 42 mil mortos.

Isolamento

Donald Trump também voltou a defender as medidas de distanciamento social. Mas, pediu o retorno gradual às atividades, mesmo reconhecendo a necessidade do respeito às orientações dos órgãos de saúde dos EUA.

“Neste período, os norte-americanos devem manter uma rigorosa vigilância e continuar com higiene cuidadosa, distanciamento social e outras medidas protetivas que estabelecemos”, afirmou Trump.