Três investimentos com liquidez diária que valem a pena adquirir

É recomendado a todo investidor ter uma reserva de emergência. Por isso, é fundamental conhecer alguns investimentos com liquidez diária para que o dinheiro não fique parado e perca chances de render mais.

Patrícia Auth
Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Entenda como calcular sua reserva emergencial e quais os investimentos mais indicados para resgatar quando precisar.

Conheça investimentos com liquidez diária que rendem mais do que a poupança!

Por mais estável que sua vida seja, ou esteja, surpresas podem acontecer e ter uma quantia para se prevenir é o ideal. Avalie quanto é o seu custo de vida por mês e multiplique este valor por seis, o resultado será a quantia que deve guardar para manter seu padrão de vida por até um semestre.

Como não temos como prever troca de emprego, doenças, entre outras situações que podem gerar gastos inesperados, é importante que parte do seu capital esteja aplicado em investimentos com liquidez diária. Ou seja, aqueles que dão a você a liberdade de resgata-los quando desejar.

A poupança pode até ser a opção mais conhecida, no entanto, temos outras aplicações que podem render bem mais.

Selecionamos três delas, veja!

1. Ações

Investir em ações requer o cuidado de escolher o tipo de papel certo. As grandes empresas são, geralmente, as mais líquidas e as negociações acontecem com mais facilidade do que as companhias menores. O prazo médio para receber seu dinheiro após vender uma ação é de três dias, podendo variar em cada caso.

2. CDBs

Dentro dos investimentos em renda fixa, os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) são um dos que mais apresentam rendimento. Porém, é necessário ter atenção no momento de fazer suas aplicações, pois nem todos apresentam resgate diário, tendo também a opção de retirar apenas no vencimento, que pode ser variado, de um mês a cinco anos.

3. Títulos públicos do Tesouro Direto

Como o Governo tem o comprometimento de comprar os títulos todos os dias, apresentam liquidez diária. Além disso, são muito seguros, talvez um dos mais conservadores, pois contam com a garantia do Tesouro Nacional. O Imposto de Renda (entre 15% e 22%) também incide sobre os rendimentos e uma informação relevante é que, caso o capital seja investido por menos de 30 dias, haverá cobrança de IOF.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Quando e onde investir

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada que um teste feito em qualquer ferramenta na internet, exige uma análise mais criteriosa e dedicada para cada pessoa.

os perfis de investidores

Para ter uma visão precisa do perfil é preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Esta é a função do Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior que um teste de perfil na internet. É a nossa função como uma empresa especializada em educação financeira.

O primeiro passo é fazer uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um Assessor de Investimentos. É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil e avaliar o alinhamento com seus atuais investimentos.