Trader de sucesso: aprenda como se tornar um

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

Realizar negócios, alcançar o sucesso, ganhar muito dinheiro, esses são os objetivos de um trader no mercado financeiro. A grande questão é saber como tirar esses objetivos do papel e levá-los para a prática. Muitas pessoas, pela completa falta de esclarecimentos, se decepcionam e abandonam o barco. Se você deseja alcançar o êxito, leia essa pauta até o final. Você aprenderá o que é um trader e terá sugestões para atingir o seu objetivo.

O que é um trader?

O trader é um investidor que procura ganhar dinheiro com operações de curto prazo, aproveitando-se da volatilidade do mercado. Em outras palavras, ele busca ganhos financeiros realizando a compra e a venda de ações ou outros ativos negociados em bolsa de valores.

Como se tornar um trader de sucesso?

a) Para que o investidor se torne um trader de sucesso, é imprescindível que ele obtenha um sólido conhecimento na área onde deseja atuar. Para tanto, é necessário que ele faça cursos de aprimoramento, estude e faça simulados antes de partir para negociações no pregão real.

b) O trader deve ter um controle de risco rigoroso. O que é ter um controle de risco? Possuir um controle de risco é estabelecer, principalmente, qual é o máximo de prejuízo diário. Para ajudá-lo nessa tarefa, use o recurso stop loss, que determina qual é esse limite de desvalorização.

c) O trader deve ter uma atitude proativa, ao identificar uma formação gráfica que indique ordem de compra ou venda, ele precisa ter a atitude de apertar o botão sem receio. O trader necessita ter pensamento rápido. Por essa razão, existe o controle de risco. As negociações são feitas em segundos e ter cautela nesse mercado significa perder boas oportunidades.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

d) Jamais o trader deve se aventurar nesse mercado sem ter uma estratégia definida. O trader não pode operar no achismo nem no felling. Por isso, seja fiel a sua estratégia.

e) O trader deve ter uma disciplina rigorosa.  Caso o trader não tenha disciplina para estabelecer metas ele, certamente, vai ter prejuízo e perder muito dinheiro.

f) O trader necessita ter o fator psicológico bem ajustado e equilibrado. Muitas vezes o trader tem controle de risco, estratégia e conhecimento, mas o fator psicológico não está equilibrado. Desse descompasso, a emoção pode se sobrepor a razão e gerar decisões equivocadas.

g) O negociador de ativos deve ter foco total no que está fazendo. Pense que, uma negociação vantajosa pode ser realizada em segundos. Por isso, para o trader, todo segundo é importantíssimo.

h) Quem deseja virar um trader de sucesso, deve acompanhar o noticiário em tempo real. Notícias econômicas e políticas, afetam o mercado o tempo todo. Dedique seu tempo a esse fim também.