Títulos públicos se revelam melhor investimento defensivo

Cláudia Zucare Boscoli
Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.
1

Crédito: Divulgação

“A grande lição que o mundo financeiro tira da crise do coronavírus é que, investimento defensivo mesmo, só os títulos públicos”. A conclusão é de Dan Kawa, sócio da TAG Investimentos (foto).

Em sua análise, fundos até então considerados estratégicos para defesa da carteira, como os high yield, de renda fixa, revelaram ser investimento defensivo apenas em cenários de normalidade.

“Muita gente alocou até 70% do total de investimentos nestes fundos, achando que estava apostando na segurança”, diz.

Perdeu a Money Week?
Todos os painéis estão disponíveis gratuitamente!

“Mas a crise mostrou que eles não representavam um investimento defensivo”. Para ele, tais ativos são defensivos apenas em um cenário normal.

Para um momento raro como este que se apresenta, de pandemia e crise econômica, eles não se mostraram tão defensivos assim e caíram 2%, 3%, até 7%.

Investimento defensivo, agora, é título público

E resume: “a crise mostrou que todo ativo cai”. Para ele, caixa de emergência, agora, se faz com título público.

“Não dá mais para acreditar que outro ativo vai defender tanto quanto o título público. É o risco mais baixo se pensarmos em cenários catastróficos”.

Kawa acredita, inclusive, que esta será uma tendência. “São aprendizados que vão ficar. Claro que o cenário é raríssimo e não tende a se repetir tão cedo, mas já confirmamos que ele é possível”, diz.

E complementa: “Acredito que os títulos públicos e os fundos relacionados vão integrar mais fortemente as carteiras a partir de agora”, aposta, indicando que já vê uma forte migração nas carteiras, com procura crescente pelos títulos.

Leia também: Quais as melhores ações defensivas do momento?

Investimentos defensivos são segurança contra a crise

E ainda: como um assessor de investimentos pode te ajudar?