Títulos públicos ainda são uma boa opção?

Cláudia Zucare Boscoli
Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.
1

Crédito: Reprodução/iStock Photos

Se a dúvida é se os títulos públicos ainda são uma boa opção de investimento para o cenário atual, a resposta é não. A alta rentabilidade já ficou para trás.

Isto porque o Banco Central já promoveu três cortes da taxa Selic este ano e segue com a meta de flexibilização monetária.

E com a taxa básica de juros em baixa, os títulos públicos perdem em valor.

Opinião dos especialistas

Durante evento da TAG Investimentos realizado dia 7 de novembro, em São Paulo, Luiz Fernando Figueiredo, da Mauá Capital e ex-diretor de Política Monetária do Banco Central, afirmou que, agora, é hora de partir para investimentos com mais risco.

“A palavra risco subiu em cima da mesa, então todo mundo vai ter que correr risco”, disse.

E complementou: “O investidor vai ter que olhar para ativos ligados à economia real, como crédito, imóveis e ações”.

Também presente ao evento, Eduardo Moreira, da Pacífico Gestão de Recursos, acredita que só é possível pensar em ganhos com títulos públicos em papéis com vencimentos mais longos.

Mas alerta: “Prêmio é risco, e nesses papéis está embutido o risco fiscal de Brasil, como as reformas e a retomada do crescimento”, afirmou

Esqueça liquidez no curto prazo

Para ter retorno em um cenário de juros baixos, o investidor que quiser manter sua posição terá que abrir mão de liquidez no curto prazo e fazer aplicações pensando em um horizonte maior de tempo, de pelo menos três anos.

Confira o que fazer com os títulos do tesouro quando eles vencem.

O que são títulos públicos?

As emissões de títulos públicos pelo Tesouro Nacional é uma das formas utilizadas para a captação de recursos para financiar atividades do governo federal, tais como educação, saúde e infraestrutura. Os títulos públicos são uma opção de investimento para a sociedade e representam a dívida mobiliária da União.


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374