Títulos públicos ainda são uma boa opção?

Cláudia Zucare Boscoli
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Reprodução/iStock Photos

Se a dúvida é se os títulos públicos ainda são uma boa opção de investimento para o cenário atual, a resposta é não. A alta rentabilidade já ficou para trás.

Isto porque o Banco Central já promoveu três cortes da taxa Selic este ano e segue com a meta de flexibilização monetária.

E com a taxa básica de juros em baixa, os títulos públicos perdem em valor.

Opinião dos especialistas

Durante evento da TAG Investimentos realizado dia 7 de novembro, em São Paulo, Luiz Fernando Figueiredo, da Mauá Capital e ex-diretor de Política Monetária do Banco Central, afirmou que, agora, é hora de partir para investimentos com mais risco.

“A palavra risco subiu em cima da mesa, então todo mundo vai ter que correr risco”, disse.

E complementou: “O investidor vai ter que olhar para ativos ligados à economia real, como crédito, imóveis e ações”.

Também presente ao evento, Eduardo Moreira, da Pacífico Gestão de Recursos, acredita que só é possível pensar em ganhos com títulos públicos em papéis com vencimentos mais longos.

Mas alerta: “Prêmio é risco, e nesses papéis está embutido o risco fiscal de Brasil, como as reformas e a retomada do crescimento”, afirmou

Esqueça liquidez no curto prazo

Para ter retorno em um cenário de juros baixos, o investidor que quiser manter sua posição terá que abrir mão de liquidez no curto prazo e fazer aplicações pensando em um horizonte maior de tempo, de pelo menos três anos.

Confira o que fazer com os títulos do tesouro quando eles vencem.

O que são títulos públicos?

As emissões de títulos públicos pelo Tesouro Nacional é uma das formas utilizadas para a captação de recursos para financiar atividades do governo federal, tais como educação, saúde e infraestrutura. Os títulos públicos são uma opção de investimento para a sociedade e representam a dívida mobiliária da União.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.