Títulos do tesouro: o que fazer quando eles vencem?

Fabian Fávero
Formado em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina e assessor de investimentos na EQI Investimentos
1

Crédito: lkzmiranda por Pixabay

Com a atualização do mercado e queda da taxa de juros, o que fazer com o valor resgatado hoje dos títulos públicos?

Hoje, acontece o vencimento de mais uma leva de títulos do tesouro, o que gera dúvida em muitos investidores: e agora? Quando este capital foi aplicado estávamos vivendo um cenário completamente diferente, e não imaginávamos a taxa que vivemos hoje: 5,5%.

O relatório Focus, publicado ontem trouxe a perspectiva de uma Selic em 4,75% ou menos. Observe:

Com isso, é inimaginável alcançarmos o tão sonhado 1% ao mês livre de riscos. As taxas mudaram e os investimentos mudaram, e você?

Impacto no mercado com o vencimento dos títulos do tesouro

Hoje, cerca de 100 bilhões de Letras do Tesouro Nacional serão colocados no mercado. Segundo especialistas, deve ocorrer uma grande migração à renda variável. Para investidores que buscam segurança, ações com menor volatilidade e pagamento de dividendos devem ser as mais buscadas.

Onde investir agora?

Depende. Meio vago, não? Mas é realmente isso. Volto a bater na tecla de que a sua carteira deve acompanhar o seu perfil de investidor. Caso você não saiba qual é o seu, faça o teste aqui!

Conservador

Se o seu perfil é o conservador, rendas fixas pré-fixadas são o caminho mais seguro. Neste modelo, assim que você aplica o seu capital já sabe o quanto receberá no vencimento do título. Em rápida pesquisa realizada pela EQI Investimentos, no dia 30/09/2019, observei que existem títulos pagando próximo a 8% ao ano. Para este perfil, tal aplicação é uma boa alternativa.

Moderado

O perfil moderado busca casar segurança com pouco mais de rentabilidade. Fundos de investimento em geral, principalmente os multimercado, representam uma boa alternativa. Com a queda da Selic, os Fundos Imobiliários têm alcançado uma boa valorização e pago bons aluguéis.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Os Fundos de Investimento Imobiliário são formados por grupos de investidores que destinam o seu capital a uma aplicação em imóveis. Essa aplicação pode ser feita em imóveis propriamente ditos, como shoppings ou lajes corporativas, bem como em títulos de dívidas imobiliárias.

Considera-se este tipo de investimento moderado pois ele é um primeiro passo no mundo da renda variável. Ademais, ele não traz a grande volatilidade do mercado acionário, porém pode trazer variações negativas, demandando um bom estudo por parte do investidor. Existem carteiras de fundos imobiliários que renderam mais de 50% nos últimos 12 meses, como a Carteira de FIIs da XP Investimentos, vide foto abaixo:

Agressivo

Se você tem um perfil agressivo, os títulos públicos eram apenas uma segurança ou um primeiro passo no mundo dos investimentos, certo? Sendo assim, como você entende os riscos e a volatilidade do mercado, as ações representam uma boa opção.

Dentre os pontos positivos, estão a possibilidade de altos retornos, a diversificação de setores e o pagamento de dividendos. Por outro lado, deve-se prestar atenção no que se está fazendo para não expor seu capital.

Existem carteiras que renderam mais de 25% somente de janeiro até hoje. Desta forma, fale com um assessor de investimentos, ele pode lhe apresentar tanto esta carteira como a carteira de Fundos Imobiliários anteriormente citada.

Outro lado positivo destas últimas duas formas de investimento está na liquidez do ativo. Não há vencimento prolongado como no caso dos títulos públicos. Quando necessário, pode-se vender as ações ou fundos imobiliários, e em apenas dois dias o valor é creditado na conta.

No que devo investir de acordo com meu perfil?

Esse é o papel de um assessor de investimentos. Entender o investidor em uma profundidade maior do que o gerente do seu banco ou corretoras digitais e monitorar o mercado em busca de oportunidades que se enquadram em sua realidade, são atribuições do Assessor de Investimentos.

O papel dele é unir seus objetivos pessoas e profissionais, momento financeiro, perfil de investidor e avaliar o mercado para te apoiar com os investimentos que estiverem alinhados com seu momento.

Disponibilizo abaixo, a oportunidade de você realizar um diagnóstico e tirar todas as suas dúvidas sobre investimentos, conversando com um especialista no assunto.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.