Money Week: os segredos de tio Huli para investir como profissional

Giovanna Castro
Jornalista formada pela UNESP.
1

Crédito: Hulisses Dias é um investidor profissional e influenciador Foto: Reprodução/ Instagram

Conhecido como tio Huli nas redes sociais, Hulisses Dias é um investidor profissional. Começou logo cedo a apostar na bolsa e, com o tempo, a experiência e sua paixão por compartilhar conhecimento sobre o tema, acabou se tornando um influenciador e palestrante.

Tio Huli estará na Money Week, o maior evento online e gratuito sobre Investimentos da América Latina, que acontece entre 23 e 27 de novembro. “Minha expectativa é trazer clareza para os iniciantes na bolsa e mostrar que realmente você pode investir sem ter que ficar 4h por dia lendo relatório, sem ficar neurótico com todas as variações do dia a dia da bolsa”, comentou.

Início precoce

O interesse de Hulisses Dias pelo mercado financeiro começou em 1999, quando o dólar subiu quase 100% em dois meses. Isso aconteceu por conta do fim das bandas cambiais, regime que vigorou no Brasil durante quatro anos. Hulisses quis estudar o assunto.

BDRs| Aprenda mais sobre essa classe de Ativos

Ali era o começo de uma jornada de busca de informações sobre o mercado que o levaria a sua atual profissão. Em 2003, aos 18 anos, deu seu primeiro passo na renda variável, aplicando em fundos. Contudo, no ano seguinte, percebeu que estava pagando altas taxas de administração e mudou de estratégia.

“A minha ideia, naquela época, era investir em renda variável enquanto a renda fixa rendia algo perto de 20% ao ano com a expectativa de que um dia a renda fixa seria de patamares civilizados e isso faria um boom nas ações”, conta.

Em 2018, Hulisses foi incentivado a compartilhar seus conhecimentos, educando o brasileiro a investir bem o seu dinheiro. Começava ali sua trajetória como influenciador.

“Minha paixão pelo mercado financeiro é  maior do que ganhar dinheiro. A minha paixão estava em compartilhar como eu vejo o mundo. E bolsa pra mim é significado de liberdade, independência”, explicou.

É preciso autoconhecimento

Para tio Huli, o principal erro dos investidores iniciantes é não ter autoconhecimento. Isso porque, no final das contas, você investe em suas crenças, naquilo que acredita.

É importante conhecer o segmento onde se está investindo. E quando você gosta de um segmento e já conhece sobre ele, tudo fica mais fácil.

“Conheço bilionários que mexem exclusivamente com imóveis, exclusivamente com ações, exclusivamente com empreendedorismo. Ou seja, dá pra ficar rico de várias maneiras diferentes, mas você precisa ter clareza nas suas crenças pois uma hora o mercado vai testá-las”, afirma.

Outro ponto importante é que, após alinhar as crenças, o investidor tenha um foco real no controle de risco. “Amadores focam no retorno, profissionais focam no controle de risco”, pontua.

Diversificação em classes de ativos diferentes

Segundo tio Huli, o grande acerto da sua carreira foi perceber a necessidade real de uma diversificação em classes de ativos diferentes. Dessa forma, se viu mais protegido e podendo colher frutos de acordo com os segmentos beneficiados em cada momento.

Além disso, ser curioso e aprender com os erros é fundamental. Para ele, grande parte dos investidores tem medo de errar e por isso não dão o passo inicial. Se esquecem que é errando que se pode aprender ainda mais e aperfeiçoar sua estratégia.

“Eu comecei a ter exposição ao mercado americano em 2007. Passei pela crise imobiliária. Mas, o que realmente me gerou um retorno acima do normal foi estar diversificado na crise do impeachment da Dilma. Ver o mercado derretendo e entender que cada um cria a sua própria crise foi o que consolidou a minha abordagem de foco no controle de risco e dispersão das apostas em vários mercados”, explica.

Onde tio Huli investe atualmente?

Hulisses investe seu dinheiro com foco no longo prazo e com um método bem definido. Método esse que envolve saber o motivo pelo qual comprar, manter ou vender um ativo. Tendo tudo isso muito claro e bem desenhado antes de tomar qualquer atitude.

Segundo ele, esse método lhe dá tranquilidade para aproveitar a liberdade que os investimentos proporcionam. “Investir não é só sobre ganhar dinheiro, é ter qualidade de vida, não perder o sono pensando em bolsa”, lembra.

Mais especificamente, o método que ele utiliza é o Factor Investing. “Isso é o grande valor que eu entrego aos meus mais de 11 mil alunos.”