Tesouro Selic: tudo o que você precisa saber para começar a investir

Entenda melhor a nova poupança do brasileiro, o Tesouro Selic

Felipe Moreira
Felipe Moreira é pós-graduado em Mercado de Capitais e Derivativos, apaixonado por educação financeira e investimentos.
Tesouro Selic

Crédito: pasita wanseng por Pixabay

É um título público emitido pelo Governo Federal, no qual o investidor pessoa física tem acesso via programa Tesouro Direto. Sua rentabilidade acompanha a variação da taxa Selic.

Selic

A sigla Selic deriva da estrutura de custódia e registro de transações com títulos públicos federais chamada Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Esse braço do SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiros) é administrado pelo BACEN (BANCO CENTRAL DO BRASIL).

Então, a cada operação, o sistema Selic transfere os títulos do vendedor para o comprador em tempo real. Consequentemente, coíbe  fraudes e mitiga o risco de contagio entre as instituições financeiras.

Selic Meta

É um instrumento de política monetária determinada pelo COPOM (Comitê de Politica Monetária) que visa controlar a inflação, ou seja, assegurar a estabilidade de preços. A cada 45 dias o comitê reúne-se para verificar se a meta está em nível adequado.

Como resultado, cada vez que o Banco Central altera a Selic Meta, todos os títulos atrelados a ela acompanham esse movimento e, com isso, o custo de captação dos bancos muda.

Quando a Selic sobe, os juros cobrados pelas instituições financeiras ficam mais elevados. Por conseguinte, isso desestimula o consumo, logo favorece a queda da inflação.

Já quando a Selic cai, o fluxo acontece de modo inverso.O crédito fica mais barato, gera mais consumo por parte da população e, com o custo de oportunidade menor, as empresas desengavetam projetos.

Verifique o histórico das taxas de juros fixadas pelo Copom e evolução da taxa Selic

Selic Over

A Selic Over é calculada através da média ponderada das transações interbancárias lastreadas em títulos públicos federais com prazo de um dia. Logo, chegamos ao seu valor pelo próprio mercado com base em suas operações diárias.

Dados diários do Selic dos últimos 15 dias

Tesouro Selic

Banco Central

Tesouro Selic, a nova poupança

Com a expansão do programa Tesouro Direto, o Tesouro Selic passou a ser considerado entre muitos a nova poupança do brasileiro, dado sua liquidez, segurança e fácil acesso. Atualmente o investidor consegue aplicar nesse ativo com pouco mais que R$100,00.

Em síntese, essa aplicação consiste numa promessa de pagamento futuro a ser honrada pelo Tesouro Nacional. Para isso, o investidor empresta recursos para o governo federal em troca de rendimentos.

Sua rentabilidade é pós-fixada atrelada à taxa Selic. Em resumo, vai acompanhar a curva da taxa básica de juros. Essa é uma das características que o torna o investimento mais seguro do país, além do fato de ser garantido pelo Governo.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Quando, onde e quanto investir

O teste de perfil de investidor criado pela equipe da Euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o teste de perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.

Quando e onde investir

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada que um teste feito em qualquer ferramenta na internet, exige uma análise mais criteriosa e dedicada para cada pessoa.

os perfis de investidores

Para ter uma visão precisa do perfil é preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Esta é a função do Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior que um teste de perfil na internet. É a nossa função como uma empresa especializada em educação financeira.

O primeiro passo é fazer uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um Assessor de Investimentos. É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil e avaliar o alinhamento com seus atuais investimentos.