Três novos títulos foram inclusos nesta segunda-feira (09) na plataforma do Tesouro Direto, programa do governo federal de compra e venda de títulos públicos para pessoas físicas.
Já estão disponíveis para compra os títulos Tesouro Prefixado 2024 (LTN), Tesouro Selic 2024 e Tesouro Selic 2027.
Eles entram no lugar de: Tesouro Prefixado 2023 (LTN) e Tesouro Selic 2025, que deixam de ser negociados pelo Tesouro Direto.
Abra agora sua conta na EQI Investimentos e tenha acesso a soluções customizadas de acordo com seu perfil
Essa substituição de títulos do Tesouro Direto é realizada todos os anos. O objetivo é garantir que o prazo de vencimentos dos títulos seja sempre superior a dois anos e que o investidor possa pagar a menor alíquota de Imposto de Renda em caso de venda. Ou seja, de 15% sobe os rendimentos.
Diferenças entre 2024 e 2027
Segundo o Tesouro Nacional informou à Infomoney, a diferença entre os títulos com vencimentos em 2024 e 2027 é pequena, mas o primeiro está menos sujeito aos efeitos da marcação a mercado diante das variações do ágio ou do deságio do Tesouro Selic.
Segundo o órgão governamental, essas variações tendem a ser temporárias e de pequena magnitude, mas no Tesouro Selic 2024 podem ser aproximadamente 50% menores quando comparadas com as variações do Tesouro Selic 2027.
Para mostrar essa diferença na rentabilidade, o Tesouro apontou que o Tesouro Selic 2027 apresentava um retorno de aproximadamente 117% do CDI, enquanto o Tesouro Selic 2024 rendia 108% do CDI.
Os títulos disponíveis do Tesouro Direto
Com as mudanças anunciadas, o Tesouro Direto oferece agora nove opções de compra, entre títulos pré-fixados, pós-fixados e híbridos.
Assim, com as mudanças, o investidor tem disponível as seguintes opções de Tesouro Direto: