Tensão com os EUA: Irã anuncia novo míssil e falha ao lançar satélite

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Reprodução/Wikimedia

No domingo (09), a Guarda Revolucionária do Irã realizou um anúncio sobre um novo míssil de curto alcance. No mesmo dia, foi tentado realizar o lançamento de um satélite, mas não foi obtido sucesso de chegar em órbita.

Em meio a tensão entre Estados Unidos e Irã, o país norte-americano afirma de que o lançamento do satélite é uma desculpa. Para que o Irã consiga encobrir o desenvolvimento de mísseis balísticos do programa iraniano, segundo informações da Reuters.

No início de janeiro, os Estados Unidos realizaram um ataque com drone, que resultou na morte do general Qassem Sulemini. O Irã, em retaliação a atitude disparou mísseis contra uma base militar americana. Desde então, o relacionamento entre os dois países está delicado.

Os Estados Unidos afirmam que sua preocupação se diz a respeito do fato ocorrido no domingo, não ser o que o Irã diz ser. No caso, os EUA acreditam que a tecnologia utilizada para colocar os satélites em órbita seria utilizada também para lançar ogivas nucleares.

Do outro lado, o Irã diz que nunca utilizou suas tecnologias aeroespaciais para encobrir o desenvolvimento de mísseis. E, que nunca buscou o desenvolvimento de armas nucleares. Segundo os governantes do Irã a Reuters, o programa de mísseis possui o objetivo meramente defensivo ao país.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil