Telefônia (VIVT3) e TIM (TIMS3) tem recomendação de compra por Ativa

Felipe Moreira
Especialista em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 8 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Certificações: CPA-10, CPA-20 e AAI. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Reprodução/Telefonica

Em relatório, divulgado nesta terça-feira (8), a Ativa Investimentos recomendou a compra de Telefônia (VIVT3) e TIM (TIMS3).

Isso porque, segundo a corretora, o setor de telecomunicações é resiliente, com capacidade de gerar caixa em cenários adversos.

Acesse esse material especial para avaliar resultados, performance e dividendos dos melhores FIIs no mercado.

Dessa forma, fixou recomendação de compra para Telefônica com preço-alvo de R$ 57,00. Enquanto, traçou preço-alvo de R$ 17,60 para TIM.

Telefônica (VIVT3)

De acordo com a Ativa Investimentos, a compra da operação móvel da Oi, que trará mudanças importantes na dinâmica competitiva do setor, e a chegada do 5G poderão oferecer à Telefônica uma oportunidade valiosa da empresa ganhar share em segmentos de maior ARPU.

Você sabia que algumas das maiores oportunidades de ganhos da bolsa estão nas Small Caps? Quer saber mais sobre essas ações e como investir? 

Além disso, a corretora enxerga um valuation atrativo combinado com um excelente dividend yield, que justificam a recomendação de compra.

Quer começar o dia bem-informado com as notícias que vão impactar o seu bolso? Clique aqui e assine a newsletter EQI HOJE!

Conforme a Ativa, a Telefônica é excelente geradora de caixa, o que lhe permite realizar os investimentos necessários em fibra ótica e 4 /4.5G, que possuem maior ARPU e serão as principais geradores de receita da firma no futuro.

Com seu forte market-share, a Telefônica pode praticar preços maiores que seus concorrentes sem, entretanto, prejudicar seu churn.

A Ativa também destaca que a aprovação de Lei das Teles permitirá que a Telefônica torne seu CAPEX mais eficiente.

Por fim, a corretora ressalta que o leilão do 5G poderá destravar valor para as operadoras.

Um dos principais exercícios para a compra de uma ação é saber se ela está cara ou barata. Para isso, preparamos um material especial para ajudá-lo nesta análise.

TIM (TIMS3)

A TIM (TIMS3) é uma das líderes em cobertura 4G no País e referência como player de ultra banda larga móvel e fixa. A empresa é também a única do setor de telecomunicações no Novo Mercado da B3, além de fazer parte também do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Assim como para a Telefônica, a compra da operação móvel da Oi pode resultar em ganhos de market share para TIM. Conforme a Ativa, a TIM pelo seu menor share neste segmento, deve ser a maior beneficiária.

A aprovação da Lei das Teles dará flexibilidade às operadoras para investir em negócios mais rentáveis, como em cobertura 4G plus e banda larga de alta capacidade, e são exatamente nesses segmentos que a TIM concentra seu core business.

A digitalização dos processos da TIM, com a redução de call centers e demais reduções de custos, vem gerando constantes ganhos de eficiência à firma, permitindo expansão de margens.

Conforme a Ativa, a TIM é desalavancada, com boa geração de caixa e constância no pagamento de proventos.

O leilão do 5G também deve destravar o valor da TIM, segundo a Ativa.

Riscos

A Ativa destaca que o setor de telecomunicações é altamente regulado, de modo que mudanças legislativas ou decisões da Anatel podem alterar por completo a forma como as empresas operam.

O fornecimento de fibra ótica é um negócio altamente intensivo em capital, trazendo um risco de retorno sobre o investimento de longo prazo para a operação da TIM e da Telefônica.

Em relação ao contexto macroeconômico, a depreciação do real perante ao dólar pode resultar no encarecimento nos custos.

A redução da renda e medidas de isolamento social, tem impacto direto na operação pré-paga, principalmente pelo fechamento dos pontos de recarga, e na venda de aparelhos telefônicos. O que pode atrapalhar os covenants estabelecidos pela empresa.

Se você quer saber mais sobre o mercado de ações e como investir, preencha o formulário abaixo que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato.