Telebras (TELB3 TELB4) faz parceria com Viasat para banda larga por satélite

Fernando Augusto Lopes
Redator e editor
1

Crédito: Reprodução/Agência Brasil

A Telebras (TELB3 TELB4) informou nesta quarta-feira (8) que acertou contrato de parceria com Viasat para exploração comercial de serviços de telecomunicações utilizando-se do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

“Por meio da parceria entre as empresas, a Telebras realiza o atendimento ao programa Governo Eletrônico, Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC)”, explica a empresa.

“O programa conecta atualmente mais de 12 mil pontos de interesse público, entre escolas rurais, comunidades indígenas e quilombolas, levando acesso à Internet de alta velocidade para mais de 2 milhões de estudantes”, ressalta.

A Viasat

A Viasat, incluída no Nasdaq, índice de alta tecnologia na Bolsa de Nova York, já havia comunicado ao mercado americano o lançamento de serviços de acesso à Internet residencial no Brasil.

A empresa tem como missão “conectar todos os cantos do Brasil”.

“Ao lado de nossa parceira estratégica, a Telebras, planejamos conectar milhões de brasileiros de todos os cantos do país”, diz a Viasat, “por meio do programa Internet para Todos, GESAC e outras iniciativas”.

A parceria tem como objetivo facilitar o acesso à educação, saúde e comunicação para todas as comunidades assistidas, especialmente aquelas fora das grandes cidades brasileiras.

Velocidades e pacotes

“Com os serviços prestados pela Viasat, os consumidores poderão contratar serviços de acesso à Internet via satélite com velocidades até 20 Megabits por segundo (Mbps)”, diz a Telebras em nota.

Os pacotes de dados vão até 80 Gigabytes (GB) por mês, “permitindo o acesso online para atividades diárias como redes sociais, conteúdos de streaming de vídeo, serviços de videochamada, trabalho home-office, educação a distância, envios/recebimentos de e-mails e utilização ilimitada de chat e navegação na Internet”.