Taxa Selic, o que é? Selic: Atual, Mensal e Acumulada!

Taxa Selic, o que é? Selic: Atual, Mensal e Acumulada!
4.37 de 60 votos

“Selic – Referencial de Rentabilidades para Investimentos.”

Para você que sabe o que é a SELIC e quer fazer uma consulta:

Qual é a SELIC hoje?

SELIC Agora ():

Meta: % ao ano

Real: % ao ano

Real: % ao mês

Acumule a SELIC entre Datas

Data Inicial: Nossa base começa em 04/07/1994
Data Final: Este é o último dia de nossa base

Seu investimento seria multiplicado por:
Ou seja, você teria um ganho de %

Neste link, você pode acompanhar todo o histórico de alterações na taxa SELIC.

Histórico da Taxa Selic em Gráfico:

O que é a taxa Selic? Para que serve?

Veja o que diz o Banco Central:

Define-se Taxa Selic como a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais.
Para fins de cálculo da taxa, são considerados os financiamentos diários relativos às operações registradas e liquidadas no próprio Selic e em sistemas operados por câmaras ou prestadores de serviços de compensação e de liquidação (art. 1° da Circular n° 2.900, de 24 de junho de 1999, com a alteração introduzida pelo art. 1° da Circular n° 3.119, de 18 de abril de 2002).

Para conhecer o seu perfil, e receber uma sugestão mais adequada, sugiro que você faça um Teste de Perfil antes de continuar a leitura: Teste de Perfil

Resumindo o que é a SELIC:

A SELIC é a taxa de juros que o governo paga para quem empresta dinheiro ao mesmo.
Taxa Selic-O que é?

A taxa SELIC é expressa em uma rentabilidade anual e hoje (), ela está em %

Vamos entender um pouco mais sobre a SELIC, sobre as suas mudanças e porque é muito importante entendermos como ela influencia nossa vida.

SELIC, Títulos Públicos e Política Monetária.

Para que você entenda melhor:
O Governo “pega” dinheiro do mercado basicamente por dois motivos:
O governo pega seu dinheiro

  • Para financiar o seu déficit, ou seja, a diferença entre a Arrecadação de Impostos e a soma de seus custos mais os juros da dívida.
    Quando o custo para manter a máquina, somado aos juros dos empréstimos tomados anteriormente é maior que a arrecadação, o governo tem que pegar dinheiro extra emprestado e é exatamente isso o que tem acontecido nos últimos 20 anos.
  • Quando temos uma inflação crescente, o governo estimula os investidores a guardar dinheiro investindo em Títulos do Tesouro.
    Para o Governo, quem investe dinheiro não gasta em compras excessivas.
    Essas compras em excesso, por parte da população ou por parte do governo geram inflação. Saiba mais sobre Inflação.

Esses Títulos Públicos, também conhecidos como Títulos do Tesouro Nacional, são uma excelente forma de investimento que deve ser consideradas pelos investidores.

Saiba mais sobre os Títulos do Tesouro.

Curso Formação de Investimentos

Origem do nome

O nome SELIC deriva de Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que é o sistema informatizado destinado ao registro, custódia e liquidação de todos os Títulos Públicos Federais, como os títulos emitidos pelo Tesouro Nacional já mencionados acima.

Estes títulos, são acessíveis como investimento a qualquer cidadão através do Tesouro Nacional em seu programa chamado: Tesouro Direto.

COE - Certificado de Operações Estruturadas

Finalmente, taxa SELIC é a meta do governo para as operações de venda e recompra de seus títulos.

Ela se torna portanto, o índice básico de juros da economia brasileira, pois é utilizada como referência para o calculo das demais taxas de juros cobradas pelo mercado, seja para investimentos ou para empréstimos e financiamentos.

SELIC e o CDI

Selic e CDI
Um bom exemplo é o CDI – saiba mais sobre o CDI, que é a taxa utilizada pelos bancos para as operações de empréstimos de curtíssimos prazo entre os mesmos.

Os bancos, no intuito de sanarem furos de curtíssimo prazo em seus caixas (saques não programados maiores que as entradas), tomam recursos emprestados de outros bancos por um dia e oferecem Títulos Públicos como garantia (lastro), de forma a reduzir o risco do emprestador do recurso e consequentemente os juros da transação.

A taxa SELIC também é conhecida como “linha d’água” dos investimentos, já que a viabilidade de qualquer investimento é medida em comparação com a SELIC/CDI.
Já que estes investimentos são considerados livres de risco e livres do ‘trabalho’ de investir, toda e qualquer aplicação deve superar o CDI no longo prazo.

O CDI está sempre muito próximo da SELIC.
Enquanto a SELIC é a taxa das relações entre Governo e pessoas Físicas ou Jurídicas, O CDI é a taxa das relações entre Pessoas Físicas e Jurídicas entre si.

Para saber o CDI ou taxa DI, clique neste link para o site da CETIP.

CDI

SELIC e a Poupança

A rentabilidade da Poupança também depende da SELIC.
A regra para a rentabilidade da poupança é que sempre que a taxa SELIC estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança vai render 6% a.a + TR (ou 0,5% ao mês + TR).

Sempre que a SELIC estiver abaixo de 8,5% ao ano, a poupança vai render 70% da SELIC.

Hoje, enquanto escrevo este artigo a taxa SELIC é de % a.a.

Dessa forma hoje a Poupança está rendendo entre 6% e 7% ao ano.
Você pode ver a rentabilidade mensal da poupança clicando aqui.

Avalie este artigo, e ajude-nos a criar melhores conteúdos: Envie dúvidas e sugestões para: contato@euqueroinvestir.com
Taxa Selic, o que é? Selic: Atual, Mensal e Acumulada!
4.37 de 60 votos

Resumindo: SELIC, Títulos Públicos e Política Monetária Assumindo que a SELIC é a taxa básica da economia, é dela que derivam todas as demais taxas que norteiam os investimentos, empréstimos e financiamentos.

O governo a utiliza como mecanismo para acelerar ou frear a economia, controlando assim os Índices de Inflação.

Palestra Melhor Investimento para 2017

Assim, podemos tentar prever os movimentos da mesma conforme os avanços da inflação, de forma que, quando a inflação está em alta, o governo sobe a taxa e quando a inflação está diminuindo o governo baixa a SELIC.

Esta taxa é definida pelo COPOM (Comitê de Politica Monetária) que é composto por oito membros da Diretoria do Banco Central, saiba mais sobre o Copom.

Entenda Quem Somos e Como Podemos Ajudar

Somos um Blog de Educação Financeira e nosso objetivo é difundir o máximo conhecimento possível, para que você encontre o Melhor Investimento para o seu Perfil de Investidor.

Quem Somos - EuQueroInvestir

Nossos autores em sua maioria, são Assessores de Investimentos de destaque no mercado financeiro, conciliando assim, conteúdo com experiência prática de negócios.

Se você possui alguma dúvida mais específica, pode contatá-los através do formulário abaixo!





Confira o numero informado. Assim que possível, entraremos em contato para auxiliá-lo. Nosso código de área é 47.