EconomiaNotíciasSelic

Taxa Selic: Quanto ela rende?

Quer saber mais sobre a Selic na prática? Confira este artigo!

Taxa Selic: Quanto ela rende?
5 de 1 voto[s]

Você sabe o que é Taxa Selic? Mesmo os mais leigos no universo dos investimentos, provavelmente já ouviram falar da taxa básica de juros da economia brasileira. O Sistema Especial de Liquidação e CustódiaSelic — rege os empréstimos e financiamentos realizados pelos bancos, além das aplicações feitas por essas instituições em títulos públicos federais.

Quer saber mais sobre a Selic na prática? Confira este artigo!

5912429 x720 1024x576 - Taxa Selic: Quanto ela rende?

Entenda como a Taxa Selic é definida

O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil — COPOM—é o responsável por definir o valor da Selic a cada 45 dias. Basicamente, a função da Taxa Selic é regular o piso dos juros no país. No entanto, ela vale somente para os bancos, não sendo utilizada nas operações financeiras à pessoas físicas e jurídicas.

O que acontece é que o banco solicita empréstimos à Taxa Selic, mas quando o cliente final solicita essa operação, por exemplo, a taxa aplicada é a bancária. Que no caso é muito maior, pois estão inclusos custos operacionais, risco e o próprio lucro dos bancos. Contudo, ela exerce grande influência nas operações bancárias feitas pelo cliente final.


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Qual a importância de saber o que é Taxa Selic?

Entender o que é Taxa Selic é muito importante, pois ela interfere diretamente no nosso cotidiano. Sabe por que? É através dela que o Banco Central controla a inflação. Dessa forma, quando a Selic está em alta, automaticamente aumentam os juros cobrados nas operações bancárias, o que, por sua vez, desestimula o consumo, pois a inflação também aumenta.

A Taxa Selic em alta não favorece à Bolsa de Valores. Pois com menor consumo, há queda na produção e lucro das empresas que possuem ações. Com esse cenário, muitos investidores preferem evitar riscos, aplicando em produtos atrelados a juros, e não em ações.Porém, quando a taxa está baixa, as operações ficam mais baratas devido aos juros menores, o que aumenta o consumo, resultado na baixa inflação.

Por outro lado, a Selic em alta favorece as aplicações na poupança. Isso porque, de acordo com as regras atuais, ela é usada na definição desse tipo de investimento, garantindo rendimento de 70% da taxa. Portanto, quanto maior a Taxa Selic, maior o rendimento na poupança.

Hoje a Selic está valendo 6,5% ao ano, porém está sempre sujeita à variações. É possível verificar essas mudanças no site do Banco Central.

taxa selic 1 1024x683 - Taxa Selic: Quanto ela rende?

Agora que já sabe como funciona a Selic, vamos investir?

Comece planejando os seus investimentos e para isso, descubra o seu perfil de investidor.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Patrícia Auth

Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.

Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.

Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close