Talibãs anunciam conclusão das negociações de paz com os EUA

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Reprodução / Wikimedia Commons

Os talibãs anunciaram a conclusão do acordo com os Estados Unidos. Após mais de um ano de negociações, na segunda-feira (17). O acordo vai permitir a assinatura de um tratado, para abrir caminho as negociações pelo fim da guerra no Afeganistão. De acordo com informações da Agence France-Presse.

Os Talibãs se negavam a fazer um acordo de negociação. Mas com a notícia, será possível realizar a retirada progressiva das tropas americanas logo. Além de conseguir liberar parte dos rebeldes, que foram presos pelos Talibãs. Um porta-voz do Talibã, chamado Suhail Shaheen, afirmou a agência EFE: “Nossas negociações com os Estados Unidos foram concluídos, e o acordo entre as duas partes está encerrado”.

Segundo o porta-voz, nos próximos dias será informado os detalhes do acordo e a data para assinatura de documento das duas partes. Após a realização da assinatura do acordo, o primeiro passo será a libertação. Para parte das autoridades afegãs, de 5 mil rebeldes dos 11 mil que estão presos. Em troca, mil prisioneiros seriam liberados pelos talibãs. Segundo informações da Agence France-Presse, 5 mil soldados norte-americano vão deixar o Afeganistão. Logo após os primeiros 135 dias, da assinatura do acordo.

Guia definitivo sobre Renda Variável  e os Melhores Investimentos para 2021