Stock Picking: como funciona a estratégia vencedora de Warren Buffett

Paulo Filipe de Souza
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

A estratégia do maior investidor da história consiste em, stock picking, comprar ações que podem superar os seus benchmarks

Por que comprar uma ação e não outra? Como escolher uma boa opção de investimento? Essas perguntas são comuns e têm respostas. Há estratégias que ajudam a guiar na hora de escolher onde investir.

O Stock Picking é uma estratégia utilizada por praticamente todos os fundos de ações. Essa é a principal técnica para selecionar quais ações investir. Essa estratégia é o mantra do investidor Warren Buffet.

Perdeu a Money Week?
Todos os painéis estão disponíveis gratuitamente!

Buffett é considerado o principal investidor do século XX. Warren fez o primeiro investimento aos 11 anos, e aos 14 já declarava imposto de renda. Hoje, o bilionário usa estratégias de investimento baseadas em princípios simples.

Stock Picking e Investimentos

O mercado financeiro costuma medir o índice das ações. Isto é, o valor de mercado e a facilidade de vender esse ativo, a liquidez.

A estratégia do Stock picking propõe a compra de ações com chances de grandes valorizações e baixo risco. Esse tipo de estratégia usa alguns critérios para selecionar em quais ações investir.

A estratégia é baseada em investir em ações pela sua qualidade e preço. Há três critérios que determinam a qualidade de uma empresa para investimento:

  • Margens de lucro altas
  • Retorno significativo sobre o valor de patrimônio da empresa
  • Taxas de endividamento baixas

Já para definir o preço de uma ação é importante observar os indicadores financeiros do negócio. Por exemplo, observar a liquidez corrente – quanto uma empresa tem a receber e quanto tem a pagar no próximo ano.

É desta forma que Warren Buffett costuma analisar uma ação antes de investir. Sempre buscando empresas com grande potencial de valorização e baixos riscos.

Na prática, são aquelas empresas ou setores que têm capacidade de destaque no mercado, estão consolidadas e possuem objetivos traçados.

Stock Picking na prática

Os principais investidores e fundos do país observam os indicadores financeiros das empresas antes de fazerem investimentos. Há uma série de setores com empresas com potencial para crescimento.

É importante sempre estar atento à essas questões antes de investir. Instituições financeiras e empresas de TI, costumam liderar essa lista.

Essa seleção deve ser sempre refeita. Uma empresa bem colocada hoje pode estar diferente amanhã. O mercado muda e o potencial de crescimento dos negócios também.

Para fazer um bom investimento é preciso colocar duas coisas na balança: bom preço para ação e potencial de crescimento. Além disso, é preciso achar um equilíbrio entre essas duas características.

Por exemplo, uma ação pode ter um grande potencial e o valor do ativo pode estar alto. Assim, o investimento pode não valer a pena. Isso porque com o mesmo investimento é possível aplicar em outro ativo com preço menor e mesmo potencial de crescimento.

Para saber se você está na direção certa é preciso sempre lembrar do preço da ação e do seu potencial de crescimento. O melhor investimento está em equilíbrio com isso.

Quando, onde e quanto investir

O Teste de Perfil de investidor criado pela equipe da euqueroinvestir.com pode ser usado como base para você identificar seu perfil como investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Conhecer o próprio perfil como investidor e ter claro o objetivo com os investimentos, é a base para identificar os melhores investimentos, afinal, não existe o melhor investimento, o que existe é o melhor investimento para o perfil e objetivo do investidor.

No entanto, o Teste de Perfil é só o começo, o primeiro passo em sua caminhada enquanto investidor. Entender mais profundamente seu perfil e ter claro os objetivos quanto a prazos de investimentos, é uma tarefa um pouco mais sofisticada e exige uma análise mais criteriosa.