Spread bancário: entenda o que é e como você paga por ele

Carlos Henrique de S. e Silva
Carlos Henrique é especialista de investimentos certificado pelo CEA® e PQO®. Em sua trajetória esteve em grande instituições como o Banco Volkswagen, XP Investimentos e Banco Itaú. Hoje atuo como redator de conteúdo na EuQueroInvestir! e como assessor de investimentos.

Crédito: Photo by Josh Appel on Unsplash

O spread bancário é um percentual que, por muitas vezes, está escondido em aplicações financeiras: investimentos, crédito para devedores e empresários. Mas, afinal, o que é spread bancário e como você paga por isso?

Trata-se de um percentual que remunera a instituição financeira nos investimentos. Distribui no crédito que vende aos devedores ou aos empresários que buscam aumentar suas operações. Esse percentual só favorece uma ponta: a instituição financeira.

Spread é um termo em inglês que, em termos gerais, exemplifica a diferença entre a taxa de juros efetiva e a taxa praticada pela instituição financeira quando distribui uma aplicação ou crédito.

Em síntese, o Spread é o quanto a instituição financeira recebe em seus operações, sejam elas distribuições de investimentos ou financiamentos.

Vamos falar de taxas

Com toda certeza você já ouviu no noticiário algo como “a Selic está em queda mais os juros de financiamento ainda são os maiores do mundo”.

Sem dúvida, o Brasil é hoje um dos países com maior spread no mundo: cerca de 40%.

Se compararmos com outros países temos: 12% no México, 6% no Chile, 3% nos EUA e 3% na Zona do Euro.

Uma maneira simples de entendermos o spread é na observância de aplicações financeiras:

Caso você aplique em um CDB que promete render 10% ao ano, essa taxa será sua até o prazo de vencimento.

Em suma, o que ocorre é uma distribuição de menos rentabilidade pela instituição para remunerar sua operação e, obviamente, lucrar mais.

No exemplo acima, muito provavelmente a instituição financeira pegou o crédito gerador do CDB à uma taxa muito mais elevada, suponhamos 16% ao ano, a fim de repassar uma taxa menor e ‘embolsar’ o Spread.

Assim, o Spread da operação será de 6%.

Custo, inadimplência, impostos e lucro

A diferença que tanto remunera as instituições financeiras tem algumas finalidades.

Atualmente, o spread Bancário serve para bancar custo de operação e distribuição, impostos e encargos além de demandas do Banco Central como o compulsório.

Contudo, o Spread também tende a ser alto pela inadimplência no caso de um empréstimo.

O risco de não pagamento é, por muitas vezes, compensado com taxas elevadíssimas.

Porém, a faca e o queijo estão na mão e estima-se que as instituições financeiras tenham 34% de lucro com o spread embutido.

O custo do dinheiro no tempo

Quando falamos de juros, estamos abordando o custo do dinheiro no tempo.

Estamos em um cenário de Selic historicamente na mínima de 5,% ao ano. Por que não houve redução expressiva do crédito?

Primeiramente, porque há concentração bancária sem novos entrantes efetivos para reduzir as margens do Spread Bancário.

E, historicamente, o Brasil é um país com alta inadimplência: são mais de 63 milhões de pessoas no SPC e várias empresas renegociando suas dívidas.

Dessa forma, talvez uma saída para um spread menor será maior concorrência e isso o tempo dirá.

 

Leia mais:

Ibovespa renova máxima história com bom humor nos mercados

Após eleição, Argentina continua perdendo indústrias

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.