Spotify desenvolve tecnologia de propaganda para podcasts

Jéssica De Paula Alves
Jornalista e produtora de conteúdo

Crédito: Divulgação

Os anunciantes podem se alegrar com a novidade divulgada pelo Spotify. Visando o sucesso dos  podcasts, o serviço de streaming de áudio lançou uma tecnologia para propaganda direcionada a esta mídia.

De acordo com o Canal Tech, os podcasts não param de bater recordes. Nos Estados Unidos, o número de pessoas que escutam esses programas mensalmente deve atingir 106 milhões, em 2023. Só no Spotify, o consumo de podcast aumentou em 39% do segundo para o terceiro trimestre de 2019.

Assim, o Streaming Ad Insertion (SAI), fará a medição de anúncios exibidos durante os podcasts. Isso abre caminho para o Spotify Podcast Ads. Assim, a plataforma vai usar os dados de seus usuários para exibir anúncios direcionados em seus podcasts, voltado para cada perfil diferente.

Atualmente, o Spotify já automatiza a inserção de anúncios na parte musical. Mis precisamente na sua versão gratuita, o Spotify Free. Agora, o serviço está expandindo e aprimorando essa tecnologia para podcasts.

Atualmente, o setor de podcast mede o público, o alcance e o impacto, da mesma forma que é feito na mídia impressa. Isso significa que os anunciantes têm, somente, uma noção de quem estão alcançando. Isso com base nos dados da pesquisa e no público-alvo do veículo, ou seja, aquilo que você alega na hora de contratar um serviço.

De acordo com o Canal Tech, ainda não há uma previsão de quando essa forma de publicidade inédita para plataforma chega ao Brasil.