Sob pressão, Britânica BP quer alcançar neutralidade do carbono até 2050

Jéssica De Paula Alves
Jornalista e produtora de conteúdo

Crédito: Freepik

A Britânica BP se comprometeu a alcançar neutralidade do carbono até 2050, após crescente pressão para reduzir seu impacto ambiental. Mas ainda permanece muito imprecisa sobre como pretende fazê-lo. A informação é do site AFP.

Este projeto é liderado pelo novo diretor administrativo do grupo, Bernard Looney. Em um comunicado, ele que está no cargo há uma semana, e prometeu “reinventar a BP”.

Os grupos petrolíferos são uma das indústrias mais poluentes do planeta. E estão cada vez mais sob pressão da opinião pública e dos movimentos ambientais, exigindo que participem da crise climática.

A BP afirmou em comunicado que seu compromisso com o carbono envolverá emissões de gases de efeito estufa de suas próprias operações e emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao petróleo e gás produzido.

No entanto, a empresa forneceu poucas informações sobre as medidas que pretende usar para atingir seus objetivos, a menos que queira aumentar seu investimento em atividades ecológicas, mas ainda é muito limitado. Na ausência de dados, a BP estima que o percentual seja de cerca de 5%.

Todavia, o grupo disse que espera reduzir a intensidade de carbono dos produtos vendidos aos clientes em 50%. E reduzir as emissões de metano, um gás de efeito estufa mais poderoso que o CO2, em todas as suas operações de produção até 2050, informou o site.
“Precisamos de uma transição rápida para a neutralidade do carbono. Sem dúvida, será um desafio, mas também uma oportunidade fabulosa”, afirmou Looney.

A ONG ambiental Greenpeace pediu à BP que reduza ou abandone seus planos de investir bilhões de dólares na exploração de carbono, petróleo e gás.

Antes de tomar essas medidas, o grupo precisa convencer seus acionistas, porque a maior parte de sua receita vem de hidrocarbonetos. Como resultado, um grande dividendo foi distribuído.


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374