Só invista na bolsa o dinheiro que você não precisa para viver, diz Roberto Justus

Osni Alves
Jornalista | osni.alves@euqueroinvestir.com
1

Foto: Só invista na bolsa o dinheiro que você não precisa para viver, diz Roberto Justus

Investidor, administrador, publicitário, empresário e apresentador de TV. Paulistano de 64 anos, Roberto Justos é um dos empreendedores mais versáteis do país.

Ele mostrou um pouco dessa veia multitarefa no fim de tarde desta segunda-feira (30) ao participar de uma live promovida por Juliano Custódio, da EQI Investimentos.

Visionário, mas ao mesmo tempo com os dois pés no chão, ele deu uma dica importante: “só invista na bolsa o dinheiro que você não precisa para viver.”

Isso porque na ocasião ele falou de seu mais novo negócio, a Nest Asset Management. “A gestora tem quatro fundos”, disse. Também participou o CEO da Nest Felipe Prata.

Sócio da EQI, Roberto Varaschin dividiu a bancada com Custódio. O bate papo na integra pode ser assistido no vídeo abaixo:

Não existe ganho fácil

“Não existe ganho fácil. O que existe são pessoas competentes que tratam seu dinheiro com seriedade, inclusive pensando no longo prazo”, disse Justus.

E acrescentou: “Quando você é cliente, mas não é expert, e ninguém é obrigado a ser, você tem que estar nas melhores mãos possíveis”, frisou.

Conforme o empreendedor, uma gestora trabalha em cima de credibilidade e performance. Significa dizer que o cliente deve se pautar pela seguinte fórmula: confiança x retorno.

Dias difíceis

Para Justus, o Brasil vive dias difíceis, mas que proporcionam um novo desafio à nação. “Tudo passa, as crises sempre foram ondas cíclicas, elas fazem estrago, mas não tem como ficar em crise o resto da vida”, frisou.

E disse mais: “Warren Buffett sempre falou que a crise é o momento em que os impacientes transferem as rendas para os pacientes”, citou, acrescentando que a pandemia vai acabar.

De acordo com ele, o Brasil foi menos atingido. “Nosso clima tropical propicia que o coronavírus se espalhe menos”, ressaltou, complementando que a retomada virá em breve.

Mas, ele fez uma ressalva: “vamos ter o mercado inundado de dinheiro. Isso trará certa liquidez com juros em baixa e mercado em alta”, disse, em referência ao esforço do governo em alocar recursos em empresas e negócios para segurar o tranco da pandemia.

“Quem está no mercado financeiro precisa ter paciência e saber apostar. Você que chegou na bolsa agora, tenha paciência, aguarde”, recomendou.

Conforme Justus, esse é o panorama atual. O mercado está em fase de manutenção de capital, momento em que não se dá grandes tiros. “Quem souber jogar o jogo, vai saber se posicionar.”

Para ele, a tendência é que com o tempo a situação vá melhorar. “Tenho convicção disso, só não sei dizer quando”, destacou.

felipe-prata-2

Momento de aguardar a volta

“Não é momento de sair do fundo. É preciso aguardar a volta”, disse o executivo Felipe Prata.

Isso porque a dinâmica do mercado já mudou. “Você tem a bolsa subindo 8% nos últimos seis dias úteis. O mercado está volátil e vai continuar, mas é preciso aguardar”, frisou.

Os produtos que a Nest disponibiliza ao mercado podem ser analisados aqui ou também com a EQI Investimentos por meio de seus assessores.