Smiles (SMLS3) adquire R$ 300 mi em créditos para passagens da Gol

Felipe Alves
Jornalista com experiência em reportagem e edição em política, economia, geral e cultura, com passagens pelos principais veículos impressos e online de Santa Catarina: Diário Catarinense, jornal Notícias do Dia (Grupo ND) e Grupo RBS (NSC).
1

Crédito: Reprodução/Facebook

A Smiles (SMLS3) comunicou nesta sexta-feira (19) que seu conselho de administração aprovou a compra R$ 300 milhões em créditos para aquisição de passagens da Gol (GOLL4).

A Gol também atuará como devedora solidária e principal pagadora de todas as obrigações assumidas pela GLA.

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

Previamente à deliberação do conselho de administração acerca da operação, o Comitê Independente da Smiles manifestou-se, por unanimidade, favoravelmente à realização da operação.

Investimento é estratégico, diz Smiles

A Smiles justificou a operação como sendo “um investimento estratégico para a companhia e sua geração de valor decorre primordialmente da manutenção dos negócios da Smiles e da sua geração de caixa atual e futura através do fortalecimento da GLA, sua principal parceira comercial e operacional e companhia com a qual ela tem uma interdependência intensa.

Segundo a empresa, a operação justifica-se pelo contexto particularmente sensível da GLA, que está com sua situação financeira fragilizada devido à piora intensa da pandemia da Covid-19 no Brasil nas últimas semanas e à retomada de medidas mais restritivas de circulação de pessoas.

“Com isso o ecossistema em que opera a companhia é robustecido, preserva-se a relação comercial e operacional entre as duas empresas e, consequentemente, todas as vantagens para a Smiles dela advindas, tornando-a uma companhia ainda mais competitiva e perene”.

Contrapartidas da negociação

Em contrapartida à antecipação de compra de passagens aéreas, foi negociada a extensão das condições comerciais estabelecidas no contrato de compra e venda antecipada de passagens aéreas celebrado em 06 de julho de 2020 que diversificam os produtos com a sua parceira e garantem tarifas de passagens aéreas em preços e condições mais competitivos do que anteriormente previsto no contrato operacional, no contrato de compra e venda de milhas e passagens aéreas e no contrato de prestação de serviços de backoffice celebrados entre as companhias.

São dois os benefícios acertados entre a Smiles e a Gol:

Money Week 5ª Edição

5 Dias de Evento | 70 Autoridades do Mercado Financeiro | 20 Horas de Conteúdo

  • A aquisição de passagens na tarifa padrão para o período compreendido entre 1 de abril de 2021 e 16 de maio de 2021 com um desconto médio de 11% sobre o preço atualmente exercido entre as partes no âmbito dos contratos operacionais;
  • Garantia, até 31 de março de 2024, de um inventário mínimo de passagens na tarifa promocional correspondente a um percentual mínimo considerável e fixo do total de passagens resgatadas pelos clientes Smiles.