Small caps: veja as ações mais recomendadas para outubro

Felipe Moreira
Especialista em Mercado de Capitais e Derivativos pela PUC - Minas, com mais de 7 anos de vivência no mercado financeiro e de capitais. Apaixonado por educação financeira e investimentos.
1

Crédito: Reprodução / Banco Inter

A Eu Quero Investir compilou as recomendações small caps para o mês de outubro de seis casas de investimentos, e comprovou que Banco Inter (BIDI11), Duratex (DTEX3), Randon (RAPT4) e Locaweb (LWSA3), todas com três citações, são as ações mais recomendadas para o mês.

Foram analisadas as carteiras do Santander, Mirae Asset, Planner, Eleven, BTG Pactual e Guide Investimentos.

Foram recomendadas, no total, 34 ações, com 11 delas recebendo mais de uma citação.

Monitore completamente sua Carteira

Ibovespa e visão para outubro

Para a Mirae, a economia mundial deve seguir sua recuperação. A casa impõe um certo otimismo.

Entretanto, “a evolução não será uniforme para todos os países”.

“Temos que acompanhar a evolução da pandemia, já que há sinais de uma segunda onda em algumas regiões do planeta”, diz.

Confira principais Ações para investir em Outubro

Por outro lado, a vacina deve estar próxima, segundo a casa.

Com relação ao Brasil, a Mirae espera “que os Executivo e Legislativo se entendam para retomar as reformas estruturais”.

Para seus analistas, o Ibovespa deve mostrar um mês de recuperação.

Já o Santander, acredita que, apesar de um novo ajuste negativo em setembro, “as variações continuam sendo contidas, com o
indicador não muito distante da marca psicológica dos 100 mil pontos”.

Ao final de setembro, o índice recuou 4,80%.

Embora ainda acumule ganhos perto de 30% desde março, mês usado como referência da magnitude da recuperação.

A Guide Investimentos espera “um cenário de elevada volatilidade, com as dúvidas com relação a estabilidade fiscal brasileira sendo o principal foco para o mês. A retomada da atividade econômica e os desenvolvimentos das vacinas contra a COVID-19 seguem também no radar dos investidores”.

Outro ponto de atenção, de acordo com a Guide, serão os desdobramentos com relação ao programa Renda Cidadã, além do possível imposto sobre transações financeiras digitais aos moldes da antiga CPMF.

Banco Inter (BIDI11)

O Banco Inter é um banco de varejo que atua com crédito, investimentos e câmbio. O banco se destaca pela plataforma digital com isenção de tarifas.

Conforme relatório da Wisir Research, o banco está presente em mais de 4 mil cidades, o banco atende todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes.

O Santander acredita que o Inter oferece a história digital mais completa entre as instituições financeiras cobertas, indo muito além de apenas um banco digital.

Isso porque, segundo o Santander, o Inter entregou mais, em termos de indicadores de desempenho, do que o esperado inicialmente; e ampliou seu escopo para além da atividade bancária tradicional.

Dessa forma, o Santander vê “substancial valor potencial na PAI (sua plataforma de investimentos aberta), no Marketplace e na Inter Seguros – cujo valor somado poderia chegar a R$ 13 bilhões (mais do que o atual valor de mercado do Inter)”.

Em relatório, o Santander escreveu que “considerando o atual múltiplo P/L (Preço/Lucro) de quase ~50x para 2022, seu valuation pode parecer caro, mas em nossa visão, as histórias de tecnologia têm um potencial significativo a ser auferido, uma vez que o crescimento é monetizado”.

Além disso, o banco destaca que o BIDI11 é negociada a um desconto de mais de 90% para o basket de fintechs do Brasil, chamado pelo Santander de BIPSX (BTG, Inter, PagSeguro, Stone e XP), em termos do múltiplo PEG, ou seja, o P/L ajustado ao crescimento.

banco inter

Duratex (DTEX3)

Depois de ser severamente impactada pela crise no segundo trimestre deste ano, a Duratex está operando perto da capacidade total em algumas de suas linhas de produção e agora o BTG espera uma expansão do Ebtida (a/a) para 2020 (maiores volumes e margens no segundo semestre de 2020).

“A Duratex segue focada em iniciativas para melhorar sua rentabilidade, compensando o ritmo ainda enfraquecido da recuperação da atividade doméstica”, assinou a Guide.

A Guide também destaca as sinergias com a aquisição da Cecrisa, que devem ser capturados já em 2020, estimados em aproximadamente R$ 200 milhões.

Da mesma forma, o BTG acredita que a Duratex deve se beneficiar dos fortes mercados de construção (pequenas obras + reformas + novos lançamentos) tanto nos próximos trimestres quanto no longo prazo.

“Ainda assim, esta não é uma história barata com base em múltiplos de curto prazo (~10x EBITDA 21), mas acreditamos que a recuperação em curso na empresa justifica nosso otimismo para as ações – caminhando para uma história menos comoditizada e mais centrada no consumidor”, reforça o BTG.

Randon (RAPT4)

O BTG destaca que a Randon vem apresentando uma recuperação de vendas mais clara no período pós-crise, impulsionada por vendas de veículos pesados resilientes devido à forte demanda do agronegócio e vendas de aftermarket estáveis, com peças de revenda e serviços mostrando força.

De acordo com a Guide, a Randon vem ganhando Market Share e forte redução de custos da empresa, que combinado com os investimentos no desenvolvimento de produtos, tem beneficiado seus números operacionais.

“Com relação ao endividamento da empresa, a Randon tem apresentado uma forte redução de sua alavancagem financeira, que hoje se encontra em patamares mais confortáveis”, disse a Guide.

Randon

Locaweb (LWSA3)

A companhia de serviços de tecnologia e hospedagem de sites, Locaweb, realizou sua oferta pública inicial de ações no início de 2019 e desde então seus ativos estão mostrando boa performance.

Conforme a Guide, o setor de tecnologia possui vantagem competitiva entre as demais na crise atual.

Isso porque, com o isolamento social, a única maneira das pessoas conseguirem se conectar é através da internet.

A Guide também destaca que as duas principais concorrentes da Locaweb, a Rakuten e a Xtech, encerraram suas operações recentemente.

Como resultado, a companhia apresentou ritmo de adição de clientes no começo do ano de 26% em software como serviço. Enquanto o número de clientes disparou 103% em comércio eletrônico.

“Por fim, seguindo a estratégia descrita em seu prospecto, a Locaweb já está com sete aquisições em negociações avançadas, sendo que anunciou recentemente a aquisição de duas companhias, complementando seu portfolio de produtos e serviços”, escreveu a Guide.

Carteiras

Aqui você confere as 6 carteiras para outubro, das casas de investimentos analisadas:

BTG Pactual small caps

Movida (MOVI3), Lojas Quero Quero (LJQQ3), Duratex (DTEX3), Randon (RAPT4) e Oi (OIBR3).

Guide Investimentos small caps

Bradespar (BRAP4), CSN (CSNA3), Duratex (DTEX3), Log (LOGG3), Locaweb (LWSA3), Marfrig (MRFG3), Ômega (OMGE3), Panvel (PNVL3), Simpar (SIMH3) e Via Varejo (VVAR3).

Eleven Small Caps

Movida (MOVI3), Arezzo (ARZZ3), Trisul (TRIS3), Localweb (LWSA3), Camil Alimentos (CAML3), Irani (RANI3), Log (LOGG3) e Santos Brasil (STBP3).

Santander Small Caps

Yduqs (YUDQ3), Banco Inter (BIDI11), Randon (RAPT4), EzTec (EZTC3), C&A (CEAB3), Arezzo (ARZZ3), Qaulicorp (QUAL3) e São Martinho (SMTO3).

Wisir Small Caps

Banco Inter (BIDI11), Randon (RAPT4), Duratex (DTEX3), Qualicorp (QUAL3), Metalúrgica Gerdau (GOAU3), Localweb (LWSA3), SLC Agrícola (SLCE3) e BrasilAgro (AGRO3).

Mirae Small Caps

Via Varejo (VVAR3), Magazine Luiza (MGLU3), Marfrig (MRFG3), Banco Inter (BIDI11), Metalúrgica Gerdau (GOAU4), AES Tietê (TIET11), Bradespar (BRAP4), Energias do Brasil (ENBR3), Fleury (FLRY3) e Taesa (TAEE11).