A Eu Quero Investir compilou as recomendações small caps para o mês de outubro de seis casas de investimentos, e comprovou que Banco Inter (BIDI11), Duratex (DTEX3), Randon (RAPT4) e Locaweb (LWSA3), todas com três citações, são as ações mais recomendadas para o mês.
Foram analisadas as carteiras do Santander, Mirae Asset, Planner, Eleven, BTG Pactual e Guide Investimentos.
Foram recomendadas, no total, 34 ações, com 11 delas recebendo mais de uma citação.
Invista em suas Escolhas. Conheça os Melhores Investimentos 2021.
O que você verá neste artigo:
Ibovespa e visão para outubro
Para a Mirae, a economia mundial deve seguir sua recuperação. A casa impõe um certo otimismo.
Entretanto, “a evolução não será uniforme para todos os países”.
“Temos que acompanhar a evolução da pandemia, já que há sinais de uma segunda onda em algumas regiões do planeta”, diz.
Por outro lado, a vacina deve estar próxima, segundo a casa.
Com relação ao Brasil, a Mirae espera “que os Executivo e Legislativo se entendam para retomar as reformas estruturais”.
Para seus analistas, o Ibovespa deve mostrar um mês de recuperação.
Já o Santander, acredita que, apesar de um novo ajuste negativo em setembro, “as variações continuam sendo contidas, com o
indicador não muito distante da marca psicológica dos 100 mil pontos”.
Ao final de setembro, o índice recuou 4,80%.
Embora ainda acumule ganhos perto de 30% desde março, mês usado como referência da magnitude da recuperação.
A Guide Investimentos espera “um cenário de elevada volatilidade, com as dúvidas com relação a estabilidade fiscal brasileira sendo o principal foco para o mês. A retomada da atividade econômica e os desenvolvimentos das vacinas contra a COVID-19 seguem também no radar dos investidores”.
Outro ponto de atenção, de acordo com a Guide, serão os desdobramentos com relação ao programa Renda Cidadã, além do possível imposto sobre transações financeiras digitais aos moldes da antiga CPMF.
Banco Inter (BIDI11)
O Banco Inter é um banco de varejo que atua com crédito, investimentos e câmbio. O banco se destaca pela plataforma digital com isenção de tarifas.
Conforme relatório da Wisir Research, o banco está presente em mais de 4 mil cidades, o banco atende todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes.
O Santander acredita que o Inter oferece a história digital mais completa entre as instituições financeiras cobertas, indo muito além de apenas um banco digital.
Isso porque, segundo o Santander, o Inter entregou mais, em termos de indicadores de desempenho, do que o esperado inicialmente; e ampliou seu escopo para além da atividade bancária tradicional.
Dessa forma, o Santander vê “substancial valor potencial na PAI (sua plataforma de investimentos aberta), no Marketplace e na Inter Seguros – cujo valor somado poderia chegar a R$ 13 bilhões (mais do que o atual valor de mercado do Inter)”.
Em relatório, o Santander escreveu que “considerando o atual múltiplo P/L (Preço/Lucro) de quase ~50x para 2022, seu valuation pode parecer caro, mas em nossa visão, as histórias de tecnologia têm um potencial significativo a ser auferido, uma vez que o crescimento é monetizado”.
Além disso, o banco destaca que o BIDI11 é negociada a um desconto de mais de 90% para o basket de fintechs do Brasil, chamado pelo Santander de BIPSX (BTG, Inter, PagSeguro, Stone e XP), em termos do múltiplo PEG, ou seja, o P/L ajustado ao crescimento.
Duratex (DTEX3)
Depois de ser severamente impactada pela crise no segundo trimestre deste ano, a Duratex está operando perto da capacidade total em algumas de suas linhas de produção e agora o BTG espera uma expansão do Ebtida (a/a) para 2020 (maiores volumes e margens no segundo semestre de 2020).
“A Duratex segue focada em iniciativas para melhorar sua rentabilidade, compensando o ritmo ainda enfraquecido da recuperação da atividade doméstica”, assinou a Guide.
A Guide também destaca as sinergias com a aquisição da Cecrisa, que devem ser capturados já em 2020, estimados em aproximadamente R$ 200 milhões.
Da mesma forma, o BTG acredita que a Duratex deve se beneficiar dos fortes mercados de construção (pequenas obras + reformas + novos lançamentos) tanto nos próximos trimestres quanto no longo prazo.
“Ainda assim, esta não é uma história barata com base em múltiplos de curto prazo (~10x EBITDA 21), mas acreditamos que a recuperação em curso na empresa justifica nosso otimismo para as ações – caminhando para uma história menos comoditizada e mais centrada no consumidor”, reforça o BTG.
Randon (RAPT4)
O BTG destaca que a Randon vem apresentando uma recuperação de vendas mais clara no período pós-crise, impulsionada por vendas de veículos pesados resilientes devido à forte demanda do agronegócio e vendas de aftermarket estáveis, com peças de revenda e serviços mostrando força.
De acordo com a Guide, a Randon vem ganhando Market Share e forte redução de custos da empresa, que combinado com os investimentos no desenvolvimento de produtos, tem beneficiado seus números operacionais.
“Com relação ao endividamento da empresa, a Randon tem apresentado uma forte redução de sua alavancagem financeira, que hoje se encontra em patamares mais confortáveis”, disse a Guide.
Locaweb (LWSA3)
A companhia de serviços de tecnologia e hospedagem de sites, Locaweb, realizou sua oferta pública inicial de ações no início de 2019 e desde então seus ativos estão mostrando boa performance.
Conforme a Guide, o setor de tecnologia possui vantagem competitiva entre as demais na crise atual.
Isso porque, com o isolamento social, a única maneira das pessoas conseguirem se conectar é através da internet.
A Guide também destaca que as duas principais concorrentes da Locaweb, a Rakuten e a Xtech, encerraram suas operações recentemente.
Como resultado, a companhia apresentou ritmo de adição de clientes no começo do ano de 26% em software como serviço. Enquanto o número de clientes disparou 103% em comércio eletrônico.
“Por fim, seguindo a estratégia descrita em seu prospecto, a Locaweb já está com sete aquisições em negociações avançadas, sendo que anunciou recentemente a aquisição de duas companhias, complementando seu portfolio de produtos e serviços”, escreveu a Guide.
Carteiras
Aqui você confere as 6 carteiras para outubro, das casas de investimentos analisadas:
BTG Pactual small caps
Movida (MOVI3), Lojas Quero Quero (LJQQ3), Duratex (DTEX3), Randon (RAPT4) e Oi (OIBR3).
Guide Investimentos small caps
Bradespar (BRAP4), CSN (CSNA3), Duratex (DTEX3), Log (LOGG3), Locaweb (LWSA3), Marfrig (MRFG3), Ômega (OMGE3), Panvel (PNVL3), Simpar (SIMH3) e Via Varejo (VVAR3).
Eleven Small Caps
Movida (MOVI3), Arezzo (ARZZ3), Trisul (TRIS3), Localweb (LWSA3), Camil Alimentos (CAML3), Irani (RANI3), Log (LOGG3) e Santos Brasil (STBP3).
Santander Small Caps
Yduqs (YUDQ3), Banco Inter (BIDI11), Randon (RAPT4), EzTec (EZTC3), C&A (CEAB3), Arezzo (ARZZ3), Qaulicorp (QUAL3) e São Martinho (SMTO3).
Wisir Small Caps
Banco Inter (BIDI11), Randon (RAPT4), Duratex (DTEX3), Qualicorp (QUAL3), Metalúrgica Gerdau (GOAU3), Localweb (LWSA3), SLC Agrícola (SLCE3) e BrasilAgro (AGRO3).
Mirae Small Caps
Via Varejo (VVAR3), Magazine Luiza (MGLU3), Marfrig (MRFG3), Banco Inter (BIDI11), Metalúrgica Gerdau (GOAU4), AES Tietê (TIET11), Bradespar (BRAP4), Energias do Brasil (ENBR3), Fleury (FLRY3) e Taesa (TAEE11).