Short squeeze: conheça o que significa o termo

Ana Paula Schuster
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Short squeeze ocorre com o movimento sincronizado de investidores

No mercado financeiro existe um conceito chamado short squeeze que ficou muito falado nos últimos dias por causa do Wall Street Bets. O movimento significa uma alta de preços relevante e que leva investideres a perderem dinheiro se esses não estiverem atentos. Por outro lado, para aqueles que são os investidores compradores pode ser o momento de obter grandes lucros.

Definição de short squeeze

O short squeeze nada mais é do que um movimento realizado no mercado financeiro. Logo, é o nome que se dá para em uma valorização rápida e repentina. Em resumo, uma determinada ação passa a ter um preço elevado, pois foi rapidamente negociada por um número elevado de investidores

Assim, ocorre uma falta de determinado ativo, pois este foi muito comprado. Nesse sentido, os investidores que pegaram ações emprestadas e precisam devolvê-las são obrigados a assumir o prejuízo comprando na alta para evitar perdas maiores.

Abra agora sua conta na EQI Investimentos e tenha acesso a soluções customizadas de acordo com seu perfil

Confira alguns dos motivos para que aconteça um short squeeze:

  • Elevação repentina no valor do ativo e solicitação de devolução de quem aluga
  • Quando os investidores que alugam ações não pretendem continuar esse processo;
  • O aluguel apresenta uma taxa elevada;
  • Aproximação do limite free float, que deve ser de até 20% no Brasil.

Por certo, esse tipo de operação costuma ser temporária, sendo considerada muito rápida. Logo, a tendência é também a venda rápida das ações para obter os lucros.

O que significa o termo operar vendido?

É importante saber que os dois conceitos estão interligados e se completam. Desse modo, operar vendido significa realizar uma venda descoberta (short). De fato, essa operação consiste em vender ações para recomprá-la com um menor valor.

Então, o investidor que alugou as ações, com esse movimento do short squeeze, acaba por ter prejuízo

Abaixo, um exemplo de operar vendido:

Você alugou 100 papéis por R$ 10 cada um. Então, logo você realiza a venda do lote com a perspectiva que o valor da ação irá cair. Assim, no fim do dia o valor do ativo está em R$ 9 cada e você compra o lote novamente.

Por fim, você devolve os ativos ao dono mais a taxa que foi acordada e fica com o lucro.

No entanto, o que ocorre no short squeeze é o contrário: a ação sobe e quem operou vendido tem de compra por um preço mais alto do que imaginava.

Qual o motivo pelo qual o short squeeze ocorre?

Quando uma demanda de ações é muito elevada acontece uma certa falta de papeis. Deste modo, ocorre o short squeeze no mercado financeiro. Entretanto, alguns eventos necessitam estar acontecendo, são eles:

  • Os investidores que alugaram os ativos devem acreditar que certa ação vai se desvalorizar (operar vendido);
  • Há uma ausência desses ativos, não tendo como efetuar mais aluguéis;
  • Isso faz com que seja necessário vender as suas posições.

Uma possibilidade que isso venha a acontecer é quando muitos volumes são alugados. Isso ajuda a forçar com que o short squeeze aconteça. Mediante a falta dessas ações, o resultado é um aumento nos preços delas.

O short squeeze pode ser previsto?

Como visto, o short squeeze não é algo difícil de entender, sendo esse movimento observado pelos analistas. Para isso são utilizados alguns indicadores que podem prever e apontar as chances disso ocorrer.

Saiba que existem dois eventos que podem demonstrar as chances do processo ser realizado:

  • Quantidade de ações alugadas ou que estão no mercado;
  • Volumes e aluguéis que estão sendo aplicados.

Caso as proporções estejam em alto nível, isso indica chances dele ser posto em prática. 

Diferenças entre long e short

Sabemos que na bolsa de valores ocorrem as negociações de compra e venda dos ativos. Dessa maneira, temos os termos long e short, sendo que cada um representa uma estratégia. Ou seja, quando o long é operado, o investidor imagina que o ativo irá valorizar.

De tal forma que isso pode ser chamado de operar comprado. Em resumo, tal investidor acha possível vender a ação por um preço mais elevado no futuro. Por sua vez, o short consiste no operar vendido, imaginando que o ativo irá cair.

Short Squeeze em 2021

Recentemente um grupo de investidores em um fórum no site Reddit gerou um movimento denominado Wall Street Bets. O WST é o nome do fórum onde milhões de usuários escolheram investir na empresa GameStop (GME).

Eles observaram que grande parte das ações estavam alugadas e como o volume de usuários é gigantesco, milhões compraram fazendo a ação subir 1600%. Esse movimento gerou um short squeeze, fazendo com que os fundos solicitassem os ativos de volta e gerando bilhões em prejuízo. No Brasil, algo semelhante tenta ser replicado nas ações do IRB.