Servidores vão à Comissão de Ética contra Paulo Guedes

Paulo Amaral
Jornalismo é meu sobrenome: 20 anos de estrada, com passagens por grandes veículos da mídia nacional: Portal R7, UOL Carros, HuffPost Brasil, Gazeta Esportiva.com, Agora São Paulo, PSN.com e Editora Escala, entre outros.

Crédito: Reprodução/Twitter

Paulo Guedes, ministro da Economia, terá de responder à Comissão de Ética Pública da Presidência por ter comparado os servidores públicos a “parasitas”.

A declaração de Guedes, dada na última semana em uma palestra no Rio de Janeiro, não foi bem digerida por representantes do Fórum Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

O Fonacate é composto por 32 entidades nacionais associativas e sindicais e representa mais de 200 mil servidores que desenvolvem atividades exclusivas do Estado nos Poderes Executivo, Legislativo e no Ministério Público.

O Portal Uol teve acesso ao documento da denúncia contra a declaração de Guedes que, segundo o Fonacate, violou o Código de Conduta da Alta Administração Federal e o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

“O pronunciamento do Denunciado constitui uma autodeclaração de desvalor à função que ele próprio exerce, cujo decoro e a ética inerentes à alta posição do cargo repugnam quaisquer manifestações de desapreço à relevância do trabalho realizado pelos servidores públicos”, diz parte da denúncia.

Desculpas

O ministro chegou a se desculpar por meio de nota na própria sexta-feira (7), alegando que sua declaração havia sido tirada de contexto pela imprensa, mas não conseguiu convencer os representantes do Fórum.

Paulo Guedes pode sofrer advertência e até mesmo ter sua exoneração recomendada, mas a decisão da Comissão de Ética não tem caráter definitivo. Apenas o presidente, Jair Bolsonaro, pode tomar uma posição mais severa a respeito do caso.

Os servidores afirmam que Paulo Guedes teria a obrigação de enaltecer o funcionalismo público e que um discurso comparando os funcionários a parasitas não tem qualquer contexto justificável.


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374