Senado inicia sessão de julgamento de novo impeachment de Trump

Redação EuQueroInvestir
Colaborador do Torcedores
1

Crédito: Reprodução / White House

Aprovado por deputados no dia 13 de janeiro deste ano, o segundo processo de impeachment do ex-presidente Donald Trump teve início hoje (9) no Senado norte-americano.

Acusado na Câmara por “incitação à insurreição” e de “grandes crimes e contravenções” no Senado, Trump passa por um processo de julgamento após manifestações violentas terem tomado a praça do Capitólio em Washington., capital dos Estados Unidos, em 6 de janeiro deste ano.

Atingir um patrimônio de R$ 100 mil é para poucos, saiba quais são as melhores atitudes e aplicações para multiplicá-lo

Segundo políticos democratas que atuam como promotores do caso, o agora ex-presidente teria incitado apoiadores a lutar contra a proclamação do resultado das eleições, que ocorreram em novembro de 2020.

Processo é considerado constitucional

Nesta terça, a maioria do Senado considerou o processo contra Trump como constitucional. Foram 56 votos a favor e 44 contra, mostrando que a Casa está dividida.

O resultado sugere que a condenação de Trump é improvável.

Para que o impeachment seja novamente aplicado ao presidente, é necessária maioria absoluta de dois terços dos senadores.

Para tanto, 17 senadores republicanos e todos os 48 democratas devem votar a favor do novo impedimento.

Direitos políticos cassados

Caso seja considerado culpado das acusações, Trump poderá ter os direitos políticos cassados.

Os senadores ainda discutirão detalhes e apresentarão argumentos para as sanções.

Trump é o único político da história americana a passar duas vezes pelo processo de impedimento.

A sessão não deve decidir hoje o destino do ex-presidente, já que haverá espaço para políticos de ambos os partidos argumentarem sobre o caso.

A manifestação do dia 6 de janeiro de 2021 deixou cinco mortos, entre eles um policial. No protesto, 170 agentes de segurança, tanto nacionais quanto locais, ficaram feridos.

*Com Agência Brasil

Planilha de Ativos

Um dos principais exercícios para a compra de uma ação é saber se ela está cara ou barata. Para isso, preparamos um material especial para ajudá-lo nesta análise.