Senado conclui votação da Reforma da Previdência

Carlos Eduardo Carlini
Jornalista amante de política, esportes e rock and roll
1

Crédito: Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Ordem do dia: na pauta, votação, em segundo turno, da PEC 6/2019, que modifica o sistema de previdência social.Mesa: senador Chico Rodrigues (DEM-RR); senador Izalci (PSDB-DF); presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP); secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho; senador Luis Carlos Heinze (PP-RS); senador Marcio Bittar (MDB-AC); senador Eduardo Gomes (MDB-TO); senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ); ministro da Economia, Paulo Guedes; senador Carlos Viana (PSD-MG); senador Tasso Jereissati (PSDB-CE); senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ).Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Senado Federal concluiu na tarde desta quarta-feira (23) a votação da Reforma da Previdência em segundo turno. Agora o projeto segue para promulgação pelo Congresso

Depois de 20 anos e 5 presidentes o Congresso Nacional aprovou mudanças nas regras gerais da Previdência Social. A economia estimada pelo governo é de cerca de R$ 800 bilhões em dez anos.

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva

Os principais pontos da reforma aprovada são:

  • A fixação de uma idade mínima para a aposentadoria: 62 anos para mulheres e 65 anos para homens;
  • Aumento do tempo de contribuição para os homens. Agora será preciso trabalhar por pelo menos 20 anos;
  • Alteração no cálculo do benefício;
  • Mudanças nas alíquotas de contribuição;
  • Entre outras.

As novas regras entram em vigor na data da promulgação que, segundo o Presidente do Senado Davi Alcolumbre, deve ocorrer até 19 de novembro em cerimônia com as presenças do Presidente e do Vice-presidente da República, além de outras autoridades. Para Alcolumbre, este será um dia histórico para o Brasil.

As atenções do mercado e do governo se voltam agora para a reforma Tributária, que segue com um impasse impedindo sua tramitação. O Ministro da Economia Paulo Guedes deve se reunir esta semana com representantes do Congresso para discutir a proposta.

Entretanto, o assunto Previdência não deve esfriar na pauta, já que duas propostas sobre isso devem começar a ser discutidas. Uma conhecida como PEC paralela – que entre outras coisas propõe incluir estados e municípios na reforma que foi aprovada – e um PL (Projeto de Lei), que deve ser encaminhado pela Secretaria da Previdência, para regulamentar a aposentadoria especial.

Este último foi tema de intenso debate no Senado entre os líderes. Ao final, foi acordado que o destaque que pedia a regulamentação seria votado e caberia ao Ministério da Economia apresentar um Projeto de Lei.

O que fazer agora

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada. É preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Nossa equipe pode te ajudar a avaliar seu perfil de investidor.

O primeiro passo é uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um especialista no mercado de Investimentos.

É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil de investidor e bater com sua atual carteira de investimentos.