Vivendo de Renda com Ações
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Senado conclui votação da Reforma da Previdência

Senado conclui votação da Reforma da Previdência

O Senado Federal concluiu na tarde desta quarta-feira (23) a votação da Reforma da Previdência em segundo turno. Agora o projeto segue para promulgação pelo Congresso

Depois de 20 anos e 5 presidentes o Congresso Nacional aprovou mudanças nas regras gerais da Previdência Social. A economia estimada pelo governo é de cerca de R$ 800 bilhões em dez anos.

Já conhece o nosso canal no YouTube? Clique e se inscreva

Os principais pontos da reforma aprovada são:

  • A fixação de uma idade mínima para a aposentadoria: 62 anos para mulheres e 65 anos para homens;
  • Aumento do tempo de contribuição para os homens. Agora será preciso trabalhar por pelo menos 20 anos;
  • Alteração no cálculo do benefício;
  • Mudanças nas alíquotas de contribuição;
  • Entre outras.

As novas regras entram em vigor na data da promulgação que, segundo o Presidente do Senado Davi Alcolumbre, deve ocorrer até 19 de novembro em cerimônia com as presenças do Presidente e do Vice-presidente da República, além de outras autoridades. Para Alcolumbre, este será um dia histórico para o Brasil.

As atenções do mercado e do governo se voltam agora para a reforma Tributária, que segue com um impasse impedindo sua tramitação. O Ministro da Economia Paulo Guedes deve se reunir esta semana com representantes do Congresso para discutir a proposta.

Publicidade
Publicidade

Entretanto, o assunto Previdência não deve esfriar na pauta, já que duas propostas sobre isso devem começar a ser discutidas. Uma conhecida como PEC paralela – que entre outras coisas propõe incluir estados e municípios na reforma que foi aprovada – e um PL (Projeto de Lei), que deve ser encaminhado pela Secretaria da Previdência, para regulamentar a aposentadoria especial.

Este último foi tema de intenso debate no Senado entre os líderes. Ao final, foi acordado que o destaque que pedia a regulamentação seria votado e caberia ao Ministério da Economia apresentar um Projeto de Lei.