Senado aprova lei da liberdade econômica e veta trabalhar aos domingos

Matheus Leal
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação Senado

Medida Provisória agora segue para aprovação do presidente Jair Bolsonaro

O Senado aprovou nessa semana o texto a Medida Provisória da liberdade econômica. A MP também já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e, agora, irá até o presidente Jair Bolsonaro para o parlamentar decidir se sanciona, veta parcialmente ou integralmente a proposta.

O que diz a ementa da MP: “Institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, estabelece garantias de livre mercado, análise de impacto regulatório, e dá outras providências”.

Os senadores, porém, decidiram vetar o trecho da MP que permitia o trabalho aos domingos e feriados. O texto gerou discussão, porém o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do DEM-AP, afirmou que o tema será discutido mais pra frente. Vale ressaltar que a permissão havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e era defendida pelo governo.

O texto inicialmente aprovado permitia o trabalho irrestrito aos domingos e feriados e previa apenas uma folga ao mês. Outro ponto é que a CLT prevê descanso obrigatoriamente no domingo, porém a MP falava em “preferencialmente aos domingos”, podendo abrir precedentes para polêmicas.

Veja as principais mudanças da MP:

  • Registro de ponto passa a ser obrigatório apenas para empresas com mais de 20 funcionários;
  • Trabalho fora do estabelecimento deve ser registrado;
  • Atividades de baixo risco não irão exigir mais alvará de funcionamento. O Poder Executivo irá definir quais atividades são de baixo risco na ausência de regras estaduais, distritais ou municipais;

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.