Semana tem balanços, PIB e Super Terça nos EUA

Omar Salles
null
1

A semana começa com a volta dos balanços e a publicação dos índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da Markit em vários países.

Será um começo de semana tenso porque a Markit mostrará o PMI da manufatura da China, Japão e Coreia do Sul em fevereiro e os índices certamente terão retração nas compras por causa da evolução do surto do coronavírus na Ásia.

Na leitura do governo chinês de fevereiro, divulgada sexta-feira, o PMI industrial do gigante asiático despencou de 50.0 pontos em janeiro para 37.6 pontos em fevereiro.

BDRs| Confira os papéis disponíveis para Investimentos

Na quarta-feira o IBGE publica o PIB do Brasil no quarto trimestre do ano passado e o fechamento do ano inteiro.

É esperado um crescimento ao redor de 1,2% na comparação anual e o dado pode sacudir os mercados se chegar pior que as projeções.

Na manhã de segunda-feira, além da Markit de vários e do Brasil (10h), sai a inflação da última semana de fevereiro, com o IPC-S medido pela FGV.

O que você verá neste artigo:

Balanços

A temporada de balanços volta na segunda-feira com a MRV Engenharia (MRVE3) publicando seus resultados após o fechamento do mercado.

Na terça-feira, BRF (BRFS3), antes do pregão, e Positivo (POSI3), após o fechamento da B3, publicam seus resultados de 2019.

Na quarta-feira, CSN (CSNA3) e Arezzo (ARZZ3) publicam balanços. Na quinta-feira, um total de dez empresas publicam balanços, com destaques para Natura (NTCO3), concessionária CCR (CCRO3) e Randon (RAPT4).

Na sexta-feira, Hypera (HYPE3)  e M. Dias Branco (MDIA3) publicam os seus resultados.

Brasília

Após o recesso de Carnaval, o Congresso retoma os trabalhos nesta semana.

A partir da terça-feira ou mais provavelmente na quarta-feira, o novo marco regulatório do Saneamento deve ser votado no Senado, como declarou o presidente da casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O Congresso também deverá retomar nesta semana a análise dos vetos do presidente Jair Bolsonaro à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Vetos

Um dos vetos de Bolsonaro impede a execução obrigatória das emendas das comissões permanentes da Câmara e Senado.

Este é um ponto de discórdia entre os poderes Executivo e Legislativo e envolve verbas ao redor de R$ 30 bilhões.

Super terça

O fato político da semana em Internacional deve ser a realização da chamada “Super Terça” nos Estados Unidos.

O Partido Democrata escolherá candidato a presidente em 16 Estados e territórios americanos.

As primárias do Partido Democrata avançarão e poderão consolidar a liderança do senador Bernie Sanders ou mostrar uma recuperação do ex-vice-presidente Joseph “Joe” Biden.

Biden venceu a primária na Carolina do Sul e mostrou que está vivo na disputa, após Sanders ganhar duas primárias em fevereiro (New Hampshire e Nevada). Biden tem força com o eleitorado negro e latino.

Na Super Terça os democratas escolherão quase um terço dos 2.400 delegados que votarão em julho na Convenção Nacional do partido, elegendo o candidato que enfrentará o presidente Donald Trump em 4 de novembro.

Califórnia – Estado mais rico e populoso dos EUA – Texas, Alabama, Tennessee e Carolina do Norte estão entre as unidades federativas americanas onde acontecerá a Super Terça.