Semana decisiva para os juros pode renovar máximas aqui e lá fora

Filipe Teixeira
Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585 Instagram: filipe_st

Crédito: Argentina's presidential candidate for the Frente de Todos party Alberto Fernandez (R) flashes the Victory sign as he leaves the polling station in Buenos Aires during Argentina's general election on October 27, 2019. - Polls opened early Sunday for Argentina's 34 million registered voters in an election in which Fernandez -- the main opposition candidate -- is widely tipped in opinion polls to obtain the 45 percent of votes needed to secure an outright victory in the first round. (Photo by ALEJANDRO PAGNI / AFP)

Alguns Bancos Centrais definem suas taxas de juros nesta semana.

Bateu e veio defender

Na última Sexta-feira (25) o Ibovespa começou bem o dia, mostrando sinais de força, chegando a fazer nova máxima (108.083 pontos), fechando o dia com 0,35% de alta nos 107.363 pontos. O volume financeiro da sessão foi de 17,48 bilhões de reais. Na semana o índice acumula alta 2,52%, e no ano o índice acumula alta de 22.16%.

O índice nessa sexta, renovou nova máxima histórica, mas acabou devolvendo a alta, chegando perto de negativar durante o dia. O Ibovespa fechou na região dos 107 mil pontos acima da região do último topo histórico dos 106.650. Perdendo essa região, o índice tem suportes nos 106.000 e 104.850, resistências ficam em 110.000 e 115.000 pontos.

Bolsas de NY perto das máximas

Sob forte expectativa de um novo corte de 25 pontos (aposta de 93,5% dos analistas) na reunião do FED que ocorre na quarta feira, as bolsas de NY abrem a semana muito próximas de seu topo histórico: O S&P está a 0,10% de seu recorde, o Dow Jones a 1,48% e a Nasdaq só precisa de 1,05% para melhorar sua marca histórica.

A iminência de um acordo parcial, o que está sendo chamado de Fase I, na Trade War, sustenta este otimismo, apesar dos últimos indicadores econômicos, em destaque os número da indústria e dos serviços, não terem animado.

Por aqui, COPOM e avanços na Reforma Administrativa

Também na quarta-feira, como tem sido de praxe, o COPOM deve confirmar o que o mercado já vem precificando há algum tempo: Um novo corte de 50 pontos base, o penúltimo do ano.

A semana deve marcar também, avanços na Reforma Administrativa. O jornal o Estado, apurou que o ministro Paulo Guedes deve sugerir três propostas de emenda à constituição, com o objetivo de colocar em ordem a governança fiscal no setor público.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Estão previstas alterações no reajuste dos salários e gatilhos que permitirão um pedido de socorro de Estados em grave situação fiscal, o que permitiria entre outras coisas, o congelamento de salários.

Também devem ser sugeridas, mudanças na estabilidade de servidores que ingressarem no serviço público após a Reforma Administrativa: O trabalhador precisará de no mínimo 3 anos de serviços antes de ser efetivado.

Eleição argentina

Ao contrário do que fez durante sua visita aos países asiáticos, muitos deles governados pela “esquerdalha”, o presidente Bolsonaro mais uma vez demonstrou sua contrariedade para com a escolha democrática do povo argentino ao afirmar que “a Argentina escolheu mal e que não irá parabenizar o presidente eleito.”

E o presidente eleito, o peronista Alberto Fernández, fez questão de parabenizar o expresidente Lula, com uma foto em suas redes sociais, afirmando que o mesmo encontra-se preso injustamente.

A julgar pela hostilidade de ambos em reconhecer o resultado democrático obtido nas urnas, não é de se estranhar que as relações comerciais possam sofrer impactos ainda piores. De janeiro a setembro, a Argentina já perdeu o posto de terceira maior parceira comercial do Brasil: As exportações de veículos de carga, por exemplo, já caíram 69,5% em 2019.

Brexit

Mesmo com o prazo encerrando na quinta-feira, não se deve verificar uma solução para a saída do Reino Unido da União Europeia nesta semana. Os deputados votam hoje, o pedido do primeiro-ministro, Boris Johnson, para a convocação de eleições gerais em dezembro, o que deve ser aceito pela oposição. A data mais comentada por lá, é a de 09 de dezembro.

Indicadores importantes

Na quarta-feira, horas antes da decisão do FED, conheceremos os dados referentes ao PIB americano do terceiro trimestre. O payroll de outubro sai na sexta-feira junto com os dados da indústria, o PMI Markit Industrial e o índice nacional ISM.

Na quinta-feira conheceremos os níveis de inflação na zona do euro (CPI) e na sexta-feira, o mesmo dado, desta vez da maior economia do velho continente, a Alemanha.

Da China, teremos a leitura do PMI industrial na quarta-feira e o mesmo dado, emitido pelo setor privado (Caixin), na quinta-feira.

No Japão, além da decisão de seu banco central para a taxa de juros, na virada de quarta para quinta-feira, também teremos a divulgação de seus números relativos ao setor industrial, na quinta-feira.

No Brasil, fica tudo para depois do COPOM: A produção industrial de setembro e os dados de venda de veículos serão conhecidos na sexta-feira, juntamente com os dados da balança comercial e do IPC-S. Na quarta-feira, conheceremos a prévia do IGP-M.

Se considera um investidor conservador? Então você está em risco de extinção!

O cenário econômico virou do avesso e o país já não é mais o mesmo.

As taxas de juros caíram à níveis jamais vistos no Brasil desde o final do governo Militar (imagem abaixo) e levaram os rendimentos de Renda Fixa para próximo de Zero (ou negativos no caso da poupança).

Italian Trulli

A nova equipe econômica está incentivando novos investimentos no país, e com isso já não é mais possível ganhar dinheiro confortavelmente na poupança e em CDBs comuns. Por isso, estamos declarando a Extinção do Investidor Conservador.

Se você faz parte dessa espécie de investidor que está em risco de extinção, confirme seus dados no formulário abaixo e fale com nossa equipe. Vamos te ajudar, sem dor e sem custo.