NotíciasPolítica

Sem concorrência de Lula, Bolsonaro lidera primeiro turno

Mas pesquisa DataPoder360 aponta vitória de Joaquim Barbosa em segundo turno.

Avalie este artigo!

Com base na pesquisa da DataPoder360, o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) lidera a disputa eleitoral para presidente com um percentual entre 20% e 22% de votos a favor para a presidência da República.

Joaquim Barbosa (PSB) aparece em segundo com 13% a 16%. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) filiou-se recentemente ao PSB  e deve ser lançado como candidato pela legenda.

Jair Bolsonaro (PSL)22,4% Joaquim Barbosa (PSB) 16,3%, Ciro Gomes (PDT) 8,4%, Marina Silva (Rede) 8,2%, Fernando Haddad (PT) 7,4%,  Álvaro Dias (Podemos) 6,3% e Geraldo Alckmin (PSDB) 5,5%. Brancos ou nulos 17,3% Não sabem/ não respondeu 8,2% [/box]

cenario1 pesquisa datapoder360

Barbosa ganharia de Bolsonaro em um cada vez mais provável segundo turno. O ex-presidente do Supremo registrou 37% contra 32% do deputado. Em outra simulação, Bolsonaro ganharia de Geraldo Alckmin com folga, o deputado se encontra com 41% contra apenas 18% do tucano.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de abril, através de ligações telefônicas. Foram ouvidos 2.000 eleitores em 278 municípios brasileiros.

Cenário 2

Outro cenário com uma diversidade maior de candidatos (12 nomes no total) continua apontando Jair Bolsonaro na liderança, desta vez com 20%, em segundo lugar, Joaquim Barbosa 13%, muito próximo de Marina Silva que registrou 10%.

O resultado desde segundo cenário aponta o seguinte: Jair Bolsonaro 20,0% ,Joaquim Barbosa 12,9%, Marina Silva 10,0%, Ciro Gomes 9,0%,  Geraldo Alckmin 8,0%, Álvaro Dias 6,0%, Fernando Haddad 3,9%, Manuela D’Ávila 2,0%, Fernando Collor 1,0%, Guilherme Boulos 1,0% e João Amoêdo 0,5%. Branco ou nulo 16,8% Não sabe ou não respondeu 7,9%

cenario2 - Sem concorrência de Lula, Bolsonaro lidera primeiro turno

Opinião

Ainda que desconsidere a presença de Lula, o que ao meu ver é um erro, visto que vivemos no pais dos recursos intermináveis, a pesquisa DataPoder360 mostra o nome de Joaquim Barbosa ganhando muito força, considerando-se que seu nome recém começou a circular entre os prováveis candidatos.


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


O número de brancos, nulos e indecisos, além de mostrarem a descrença dos brasileiros para com a classe política, reforçam que a eleição promete muitas reviravoltas, na medida em que alguns nomes sejam confirmados e seja definida a questão Lula.

Falando no ex-presidente, outro mistério a ser desvendado é: Para onde irão os seus votos? Por hora, Marina Silva e Ciro Gomes (aparentemente os destinos mais prováveis) não parecem herdar a confiança do eleitor de Lula. Tampouco é possível afirmar que o PT tenha de fato, um “plano B” capaz de figurar sequer entre os 5 primeiros postos.

Ao que tudo indica, muita coisa ainda pode mudar até outubro.

Tags

Filipe Teixeira

Filipe Teixeira é redator do Portal EuQueroInvestir. Gremista, filho dos anos 80, apaixonado por filmes, música, política e economia.

É também Coordenador da área de Marketing do EuQueroInvestir.com e do EuQueroInvestir A.A.I assessores de investimentos.

Me envie um e-mail: filipe.teixeira@euqueroinvestir.com
Ou então uma mensagem por WhatsApp: (51) 98128-5585
Instagram: filipe_st

Artigos Relacionados

Close