Aposta de alta da Selic em março de até 0,5 p.p. ganha força

Paulo Filipe de Souza
Colaborador do Torcedores

Crédito: Crédito da imagem: Reprodução/Internet

O Bank of America, uma das principais instituições financeiras do mundo, revisou suas projeções para a taxa básica de juros, a Selic, e espera um aumento de 0,50 ponto percentual já a partir do mês de março.

Mas isso não foi à toa e também não é algo isolado. Já há um consenso do mercado de que a taxa Selic vai voltar a subir. A única dúvida que paira é de quando isso vai começar a acontecer.

Os últimos anos foram marcados pelos sucessivos cortes que levaram a Selic a mínima histórica.

Abra agora sua conta na EQI Investimentos e tenha acesso a soluções customizadas de acordo com seu perfil

Dessa forma, a redução da básica de juros no Brasil acompanhou também um movimento estrangeiro de cortes.

Portanto, o brasileiro que estava acostumado com uma Selic alta e com a comodidade de investir sem riscos precisou se adaptar a esse novo momento. Os cortes na taxa de juros tornaram outros ativos mais atraentes.

O que muda com a alta na Selic

Com as projeções de alta na taxa de juros já para março e um cenário de mais altas no horizonte, o investidor estrangeiro tem mais motivos para entrar com fôlego no mercado brasileiro.

Isso acontece por um fator de matemática bem básico. Se no mundo os juros estão baixos, o Brasil se torna um terreno mais atrativo para trazer capital para cá a juros mais altos.

Para o investidor nacional, essa alta ainda é pequena para desestimular quem quer aplicar em renda variável. Mas, se o cenário de novas altas se confirmar, a renda fixa no Brasil ganha uma outra perspectiva.

1% ao mês ficou no passado

Claro que estamos muito longe dos 10% ao ano que a taxa Selic já entregou, mas se as projeções de 4,5% ao fim do ano se confirmarem, a rentabilidade de muitos ativos pode dobrar ao longo deste ano.

Para a Selic chegar ao nível de 4,5% até o fim do ano seriam necessárias cinco altas consecutivas de 0,5%. Para isso acontecer, um reajuste teria que acontecer já na próxima reunião em março.

Selic nos últimos dez anos

Selic

Fonte: Banco Central

Esse aumento da Selic está sendo projetado por conta dos níveis altos que está a inflação. Na última ata do Copom, integrantes do Comitê já considera necessário um reajuste.

Ainda é muito cedo para traçar qualquer caminho, mas já sabemos que a Selic vai aumentar, resta saber quando esse movimento deve começar.

Assim, a expectativa é que no dia 17 de março – quando o Copom se reúne novamente – já tenhamos uma nova taxa básica de juros.

Quer saber mais sobre investimentos? Preencha o formulário abaixo que um especialista poderá ajuda-lo em sua trajetória com os melhores produtos financeiros do mercado.