Seguro de Vida empresarial: Como funciona

Todo o empreendedor sabe que assegurar a si próprio e seus funcionários é essencial. Por conta disso, o seguro de vida empresarial é um item indispensável na carteira de uma empresa, independentemente do porte ou segmento do seu negócio.

André Arantes
André Arantes é entusiasta do mercado financeiro, acredita que através da informação transparente e posta de forma didática pode mudar a qualidade de vida dos investidores. Sócio do EuQueroInvestir.com, está esperando seu contato no email andre.arantes@euqueroinvestir.com ou no whatsapp 48-99989-4567.
img-capa

Foto: img-capa

[box type=”note” align=”” class=”” width=””]Os brasileiros ainda não têm o hábito de contratar esse tipo de serviço. Para se ter uma ideia, menos de 20% da população possui uma apólice que cubra eventuais fatalidades.[/box]

Esse dado é muito alarmante, porque a maioria das pessoas não contrata esse tipo de serviço por falta de conhecimento. Ou, por achar desnecessário. Por conta disso, o empresário precisa dar essa garantia para os seus funcionários.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! [button color=”orange” size=”small” link=”https://www.euqueroinvestir.com/teste-de-perfil-tipo-investidor/?autor=andre.arantes” icon=”” target=”true” nofollow=”false”]Teste de Perfil[/button]

Quais as vantagens do seguro de vida empresarial?

O seguro de vida empresarial traz uma série de vantagens. Por conta disso esse é um investimento essencial que os empreendedores precisam fazer. Confira abaixo alguns dos benefícios de ter uma apólice do gênero.

  1. Produtividade do colaborador

Uma vez que os colaboradores sabem que estão segurados, bem como suas famílias, a produtividade tende a aumentar. Isso porque, eles sabem que a empresa está se preocupando com o bem-estar deles e de seus familiares.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

  1. Custo-benefício

O seguro de vida empresarial tende a ser bem mais em conta. Por conta da quantidade de segurados, é possível obter descontos e garantir que todos os colaboradores tenham esse benefício.

  1. Isenção fiscal

Esse tipo de benefício também pode ser utilizado para que o empreendedor obtenha isenção fiscal na hora de fazer a declaração de imposto de renda.

  1. Pode ser usado em diferentes situações

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o seguro de vida empresarial não precisa ser usado em apenas caso de morte. Várias seguradoras oferecem planos com serviços para acidentes de trabalho e invalidez.

Dessa forma, o colaborador tem mais segurança em outros tipos de situações.

  1. Inclusão de todos os colaboradores

Do auxiliar de serviços gerais até o diretor. É possível incluir todos os colaboradores dentro do seguro de vida empresarial. Essa é uma grande vantagem, tendo em vista a segurança que todos os funcionários passarão a ter em caso de fatalidades.

Qualquer empresa pode ter um seguro de vida empresarial?

Antigamente, por conta do valor alto, esse tipo de serviço só era usado por grandes empresas. Contudo, esse cenário mudou. O mercado se tornou mais forte, e, hoje, é possível encontrar opções para diferentes negócios.

Atualmente, até mesmo micro e pequenas empresas conseguem ter um seguro de vida empresarial. Tudo vai depender da seguradora contratada e uma pesquisa de mercado.

[banner nome=”facebook”]

Quais são as exigências mínimas para ser um segurado?

É preciso ter em mente que o fato de você oferecer um seguro de vida empresarial, não quer dizer que automaticamente seus funcionários serão aceitos.

Assim como acontece nas apólices convencionais, eles precisam passar por um processo de aprovação. Geralmente, ele envolve uma avaliação médica, e até mesmo a realização de alguns exames. Além disso, o colaborador precisará atingir algumas exigências mínimas, entre elas:

[tie_list type=”checklist”]

  • O funcionário precisa estar em plenas condições de saúde;
  • Ele precisa estar atuando dentro da empresa ativamente (não pode estar de licença ou afastado);
  • Estar dentro da faixa etária aplicada pela seguradora (geralmente, a grande maioria dessas empresas aceita segurados que tenham entre 14 e 65 anos de idade);
  • Fazer a declaração especificando se já sofreu qualquer tipo de lesão ou doença;
  • Apresentar histórico médico e exames, caso solicitados.

[/tie_list]

Esses são os principais requisitos que as seguradoras pedem antes da aprovação de um segurado.

Contudo, é preciso ter em mente que esse processo pode variar de empresa para empresa, sendo exigidas mais comprovações de saúde.

Quais são as áreas de cobertura de um seguro de vida empresarial?

A área de cobertura vai depender do tipo de seguradora e apólice. Contudo, de modo geral esses contratos cobrem as seguintes situações.

[tie_list type=”checklist”]

  • Morte:

Válido para qualquer causa que tenha gerado o óbito, exceto suicídio (apenas algumas seguradoras oferecem essa cobertura);

  • Morte Acidental (MA):

Garante a indenização em caso de morte causada por acidente;

  • Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA):

Válida para casos onde a invalidez tenha acontecido dentro do ambiente de trabalho ou não, dependendo do tipo de apólice contratada. A indenização varia conforme o grau da invalidez.

  • Invalidez Funcional Permanente Total por Doença:

Funciona com a mesma dinâmica que a opção anterior, com a diferença que a invalidez deve ter sido causada por uma doença.

[/tie_list]

Essas são apenas algumas das áreas de cobertura do seguro de vida empresarial. É preciso ter em mente que esses itens variam conforme o plano contratado, bem como a seguradora.

Muitas seguradoras, além de oferecer esse tipo de cobertura, também tem serviços complementares. Por exemplo, o trabalhador sofreu um acidente no ambiente do trabalho e os filhos estão na escola. Algumas empresas de seguros oferecem o serviço de babá para cuidar das crianças até a recuperação do responsável.

Cuidado na hora de escolher o seguro de vida empresarial

Apesar de ser um benefício extremamente vantajoso, é preciso ter cuidado na hora de contratar esse tipo de apólice. Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos algumas dicas simples, confira:

[tie_list type=”starlist”]

  • Sempre leia com atenção o contrato. Todas as cláusulas devem ser analisadas com cuidado, de preferência, por um advogado da empresa;
  • Verifique se existem requisitos mínimos para a aprovação antes de comunicar o benefício para os funcionários;
  • Procure seguradoras que já tenham experiência e renome no mercado, para garantir que você está contratando uma apólice séria.

[/tie_list]

Esses três cuidados simples são essenciais na hora de contratar um serviço do gênero. Tenha em mente que você está se propondo a oferecer um benefício essencial para os colaboradores. Logo, é preciso garantir que ele seja de qualidade.

[box type=”success” align=”” class=”” width=””]A melhor coisa que você tem a fazer é, na hora de contratar o seguro de vida empresarial, sempre contar com a presença de um advogado, de preferência, especializado nessa área.[/box]

Ele terá um olhar mais crítico sobre o contrato, e poderá avaliar cada detalhe para garantir que você está fazendo um bom negócio tanto para a empresa, como para os funcionários.

[quem-somos]

[formulario-contato autor=”andre.arantes”]