Segunda prévia aponta crescimento de 2,1% do PIB americano no 3TRI21

Cláudia Zucare Boscoli
Jornalista formada pela Cásper Líbero, com pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP, especialização em Marketing Digital pela FGV e extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), com passagens por IstoÉ Online, Diário de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.
1

Crédito: Reprodução/Flickr

A segunda prévia do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA do terceiro trimestre apontou crescimento de 2,1% no período, ante 2% da leitura anterior. A expectativa do mercado, no entanto, era por 2,2%.

No segundo trimestre deste ano, a alta do PIB foi de 6,7%.

O resultado divulgado nesta quarta-feira (24) pelo Bureau of Economic Analysis marca o ganho mais lento desde a queda de 31,2% no segundo trimestre de 2020, período mais crítico da pandemia de Covid-19 no país.

Vale lembrar que o indicador subiu a uma taxa recorde do segundo para o terceiro trimestre do ano passado: 33,4%, devido à base de comparação baixa decorrente da pandemia.

No ano de 2020, o PIB foi de 3,5%.

PIB EUA

Reprodução/BEA

Mais dados aguardados para hoje

Outro dado relevante divulgado nos EUA foram os novos pedidos de seguro-desemprego, que surpreenderam positivamente, 199 mil reivindicações, ante projeção de 260 mil. É o menor número desde o início da pandemia.

Ainda para hoje são aguardados o PCE, indicador de inflação preferido pelo Fed, e a ata da última reunião do Fomc, que pode trazer mais informações sobre o tapering e sobre quando começa a subida de juros nos EUA.