Os segredos de Nassim Nicholas Taleb para seus investimentos

Késia Rodrigues
Colaboradora Independente do Portal EuQueroInvestir e leitora assídua de conteúdos sobre economia e política. Apaixonada por tecnologia, investimentos e viagens.
1

Crédito: Crédito: Reprodução - YouTube.

Conheça a lógica trazida por Nassim Nicholas Taleb e saiba como ela se aplica aos seus investimentos.

Nassim Nicholas Taleb é, por muitos, considerado como um “guru” do mercado financeiro, título que ele mesmo não suporta. No entanto, suas ideias já ajudaram milhares de pessoas a melhorar os seus investimentos, por isso, é importante que você as conheça.

Matemático de formação, Taleb ganhou muito dinheiro atuando como trader nos Estados Unidos, até que atingiu a sua independência financeira e passou a espalhar as suas ideias por meio de uma série de livros, dentre os quais podemos destacar o clássico “A Lógica do Cisne Negro”.

As ideias de Taleb sobre investimentos são bastante questionadas pelos demais estudiosos das finanças, no entanto, algo que não podemos deixar de lado é o fato de que o seu conhecimento sobre esse mercado o fez atingir um patamar de vida que muitos almejam.

Por isso, ao longo desse artigo, falarei um pouco mais sobre os segredos de Nassim Nicholas Taleb para seus investimentos e como utilizar a sua lógica na vida. Confira!

Quem é Nassim Nicholas Taleb

Quem é Nassim Nicholas Taleb

Em primeiro lugar, precisamos conhecer um pouco mais a pessoa que é a inspiração desse artigo.

Nassim Nicholas Taleb nasceu em 1960, no Líbano, contudo, foi nos Estados Unidos que ele passou boa parte de sua vida.

Seus pais eram um médico e uma pesquisadora em antropologia. Sua família possuía uma boa condição financeira e, por isso, Taleb recebeu uma ótima educação desde cedo.

No entanto, a guerra civil no Líbano acabou fazendo com que a riqueza e a influência de sua família diminuíssem de uma forma bastante significativa a partir de 1975.

Mesmo assim, Taleb conseguiu se formar e se pós-graduar na Universidade de Paris, tendo retornado, anos depois, para obter um novo título de PhD.

O seu amplo conhecimento em matemática e finanças o levou a ocupar cargos de destaque em importantes instituições financeiras como a Credit Suisse, BNP Paribas, Bolsa Mercantil de Chicago, Bankers Trust, dentre outras.

No campo acadêmico, se tornou bastante conhecido por estudar as incertezas e ser o criador das chamadas teorias do cisne negro e da antifragilidade, das quais falarei ainda neste artigo.

Já no campo profissional, Taleb é conhecido por ter fundado a Empirica Capital e ter atuado como conselheiro no grupo Universa Investments.

Taleb afirma que conseguiu atingir a sua liberdade financeira em 1987, aos 27 anos de idade, após ter ganho muito dinheiro como trader na Bolsa de Valores norte-americana.

A sua expertise no mercado o fez ganhar dinheiro mesmo em meio a algumas das maiores crises pelas quais o mercado passou, como a famosa “bolha da internet”, em 2000, e a terrível crise do subprime, em 2008.

Em 2006, Taleb passou a se dedicar mais ao campo acadêmico e a uma série de livros que registram o trabalho de toda a sua vida.

Em meio a essas obras estão “Iludido Pelo Acaso: a Influência Oculta da Sorte nos Mercados e na Vida” (2004), “A Lógica do Cisne Negro” (2007), “O Leito de Procusto: Aforismos Filosóficos e Práticos” (2010) “Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos” (2012) e o mais recente lançamento: “Arriscando a Própria Pele: Assimetrias Ocultas no Cotidiano” (2018).

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Segundo Taleb, essas e as demais obras escritas por ele formam, na realidade, uma única obra, que considera como uma espécie de ciclo orgânico que não tem começo ou final definidos e que foi denominado como “Incerto”.

A importância da aleatoriedade

Em seu primeiro livro “Iludido Pelo Acaso: a Influência Oculta da Sorte nos Mercados e na Vida (2004)”, Nassim Nicholas Taleb destaca a importância da aleatoriedade, tanto na vida quanto nos investimentos.

Segundo ele, as pessoas possuem uma tendência de exagerar nas relações de causa e efeito e tentam explicar o mundo de uma maneira mais explicável do que realmente ele é.

Na época em que foi lançado, esse livro causou um certo alvoroço entre as pessoas que atuam em Wall Street, pois nele, Taleb mostrava a todos algumas de suas ações enquanto trader, como a de apostar alto em algumas de suas suspeitas.

Para Taleb, nada no mundo era efetivamente certo e ninguém era capaz e explicar essa instabilidade do mundo real. Dessa forma, os bons investidores precisariam sempre se preparar para a possibilidade da ocorrência de algum evento traumático e deixar serem fortalecidos pelo acaso.

Essa é a lógica que deu origem ao seu próximo livro e a uma de suas principais teorias: o cisne negro.

The Black Swan: o cisne negro

Os estudos sobre a incerteza feitos por Nassim Nicholas Taleb chegam ao seu ápice com o lançamento de seu segundo e mais popular livro: The Black Swan — The impact of the highly improbable (2007), traduzido no Brasil como “A Lógica do Cisne Negro”.

Nesse livro, Taleb explica como o que pode ser feito quando alguém se depara com uma situação que pode mudar completamente a sua vida, como algum evento muito raro, imprevisível e de consequências extremas.

Seguindo a sua lógica, as pessoas poderiam enfrentar os fatos, poderiam se reconstruir e, até mesmo, poderiam se precaver contra esses eventos se aceitarem que, neste mundo, ninguém sabe de nada.

Esses eventos raros e imprevisíveis foram chamados por Taleb de “cisnes negros” por analogia ao pensamento de um poeta latino que vivia em uma época em que se acreditava existir apenas cisnes brancos, sendo os cisnes negros considerados animais raros.

Assim, um cisne negro pode ser considerado qualquer fato imprevisível e raro, mas apenas para quem não o previu.

Alguns exemplos clássicos de cisnes negros para Taleb são os ataques às torres gêmeas em 11 de setembro de 2001, a ascensão de algumas empresas como o Google e as crises econômicas como as ocorridas em 1929, 2000 e 2008.

O título de “guru das finanças” foi atribuído a Taleb após ele ter previsto um desses cisnes negros, que foi a crise de setembro de 2008 com cerca de um ano de antecedência.

No entanto, ele mesmo deixa claro que prefere não ser chamado dessa forma.

A lógica de Taleb para os seus investimentos

Em seu livro: “Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos (2012)”, Nassim Nicholas Taleb explica o conceito que chamou de antifragilidade, que consiste em algo que tira benefícios das situações de estresse pelo qual o mercado e as pessoas passam.

Segundo a sua lógica, as pessoas podem deixar de ser frágeis, mas, para isso, precisarão despender um esforço considerável na maioria das vezes.

Tudo isso pode ser, em um primeiro momento, algo que incomoda a rotina e os hábitos das pessoas. No entanto, no longo prazo, essa mudança de hábitos pode se mostrar uma gigantesca vitória arduamente conquistada.

Trazendo essa lógica para a realidade dos investimentos, as ações poderiam ser consideradas como aplicações do tipo antifrágil, pois, nelas, apesar de o investidor ter a chance de perder tudo aquilo que investiu, a chance de ter ganhos é ilimitada.

investimentos Nassim Nicholas Taleb

A “estratégia da barra”

Uma das mais famosas estratégias trazidas por Nassim Nicholas Taleb é a chamada “estratégia da barra” ou “The Barbell Strategy”.

Essa estratégia simplesmente consiste em deixar a maior parte o seu patrimônio em aplicações seguras e que garantam um rendimento acima da inflação. Enquanto isso, a parte restante é investida em aplicações mais arriscadas.

Os valores utilizados como exemplo por Taleb são de 90% do capital para aplicações seguras e 10% para aplicações de alto risco.

Essa ideia está ligada a outros dois conceitos trazidos por Taleb: o mediocristão e o extremistão.

De acordo com o autor, o mediocristão é o domínio em que vive a maioria das pessoas, em que elas podem arriscar, fazer as suas previsões e não precisam ter medo de errar, pois o erro de um trará consequências mínimas para o restante da sociedade.

Já o extremistão é o contrário, pois envolve sistemas mais complexos em que não se pode fazer previsões exatas. Dessa forma, um erro pode acabar afetando toda a sociedade.

Os fatos que ocorrem no extremistão são os cisnes negros, que podem ser tanto positivos quanto negativos para quem os provoca ou para quem sofre os seus efeitos.

Por exemplo: se você e várias pessoas abusam do consumo de água durante um período de seca, é possível que todos sofram com uma situação de racionamento.

A estratégia da barra de Taleb recebe inúmeras críticas em todo o mundo, pois alguns dos principais especialistas em investimentos acredita que ela não se aplica a todas as pessoas.

No entanto, todos são livres para decidir como aplicar o seu dinheiro, além de escolher as aplicações que melhor se adequem ao seu perfil de investidor.

A gestão do risco deve levar em conta esses “cisnes negros” que podem afetar a todos.

Se você investe em ações, por exemplo, pode se beneficiar com a notícia de que a empresa na qual investe irá fazer um grande investimento, o que certamente pode fazer com que o preço das ações suba.

No entanto, ao mesmo passo, é possível que essa empresa decrete falência e que você veja o valor de suas ações cair como uma galinha que tentou alçar voo.

O fato de deixar a maior parte do seu patrimônio em aplicações seguras é bom, pois, caso você venha a ter prejuízos na parte que foi aplicada em investimentos de alto risco, poderá diminuir as suas perdas.

Por outro lado, essa estratégia pode ser ruim por limitar a possibilidade de ganhos no alto risco, uma vez que somente a menor parte do dinheiro é aplicado dessa forma.

Essa é uma das maiores críticas a essa estratégia, contudo, ela é aplicada por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Considerações finais

Ao longo deste artigo você descobriu quem é Nassim Nicholas Taleb conheceu um pouco de suas ideias.

Se você tem interesse em aprender mais sobre esse universo das incertezas, recomendamos a leitura de seus livros, se possível, seguindo a ordem na qual foram publicados.

Caso você tenha alguma dúvida sobre investimentos ou deseje realizar um diagnóstico de suas atuais aplicações, aproveite para entrar em contato gratuitamente com um dos assessores de investimentos da EQI Investimentos.

Preencha o formulário que está ao final desta página com as suas informações. Um assessor irá marcar uma reunião para tratar de todas as suas dúvidas e te ajudar a ter um maior retorno em seus investimentos.

Até a próxima!


Aproveite as oportunidades e aumente a rentabilidade dos seus investimentos.

Preencha seus dados abaixo e conte com especialistas para ajudar.

Se preferir, ligue direto para 4007-2374