São Paulo terá queda de 28% no uso de carro até o ano de 2030

Daniele Andrade
Jornalista formada pela Universidade Positivo, pós-graduada em Mídias Digitais. Atualmente cursa bacharel em História. Gosta de produzir reportagens sobre política tanto nacional quanto internacional, economia e tecnologia.
1

Crédito: Reprodução / Unsplah

De acordo com o estudo Mobility Futures, da Kantar até 2030 haverá uma queda de 28% no uso de carros particulares, como meio de transporte diário em São Paulo. Segundo informações do portal Motorshow, as viagens de carro particular também vão diminuir. Em 10% nas maiores cidades do mundo, na próxima década conforme dados do levantamento.

A causa dessa queda seria a ascensão da economia compartilhada. Em que, com o envelhecimento da população, a necessidade de possuir um carro vai diminuir. Enquanto a multimodalidade, e os veículos autônomos podem aumentar. São Paulo seria principal cidade com a mudança deste cenário, devido a ser uma das mais congestionadas da América do Sul.

Em relação ao transporte público, na pesquisa ele representa uma parcela significativa. Devido a poucas conexões, atrasos e sistema superlotado. A Kantar projeta para os próximos 10 anos, o seguinte crescimento nos meios de transporte:

  • Transporte público: + 10%;
  • Caminhada: + 25%;
  • Bicicleta: + 47%;
  • Carro: -28%.