Sanepar (SAPR4) ganha aprovação do BNDES para empréstimo de R$ 258 mi

Felipe Alves
Jornalista com experiência em reportagem e edição em política, economia, geral e cultura, com passagens pelos principais veículos impressos e online de Santa Catarina: Diário Catarinense, jornal Notícias do Dia (Grupo ND) e Grupo RBS (NSC).
1

Crédito: Sanepar (SAPR4)

A Sanepar (SAPR4) vai fazer um empréstimo de R$ 258 milhões, já aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os recursos serão destinados a investimentos na ampliação de esgotamento sanitário e abastecimento de água.

Serão usados para 14 municípios do Paraná, beneficiando 62 mil pessoas. As informações são do Valor Econômico.

Investimentos

O projeto de investimento foi incluído no programa Avançar Cidades, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Os investimentos levarão à conclusão de 13.195 novas ligações de esgoto, de 450 quilômetros de rede interceptora e coletora de esgoto e de 58,4 quilômetros de rede adutora de água.

Embora seja uma estatal, a Sanepar está listada na B3. Assim, o Estado do Paraná detém 60,1% do capital votante.

As negociações em torno da abertura do setor de saneamento têm ganhado força do BNDES. Isso ocorre após a aprovação do novo marco regulatório aprovado pelo Congresso Nacional em junho.

O BNDES contribuiu com os debates em torno das novas regras de regulação do setor.

Mas seu principal papel tem sido na modelagem de projetos de concessão, privatização de companhias estaduais ou de parcerias público-privadas (PPPs), sob demanda dos Estados. Alagoas e Rio trabalham para promover leilões de projetos desenhados pelo BNDES ainda este ano.