Salário do funcionalismo público é pauta nos jornais nesta manhã; veja mais

Osni Alves
Jornalista desde 2007. Passou por redações e empresas de comunicação em SC, RJ e MG. E-mail: oalvesj@gmail.com.
1

Crédito: Guerra de classes à brasileira

O salário do funcionalismo público está na pauta dos jornais nesta manhã de quarta-feira (17), bem como a dose de reforço da vacina em adultos.

O que você verá neste artigo:

Valor

▪️Cada 1 ponto de reajuste aos servidores públicos custaria até R$ 4 bi — Promessa de aumentar salário do funcionalismo público federal feita pelo presidente Jair Bolsonaro ocorre a menos de um ano das eleições. A medida beneficiaria a todos as categorias, sem exceção, um universo de 1,2 milhão de trabalhadores.
▪️Emergentes aceleram ciclo de alta de juros — Enquanto isso, os bancos centrais das nações avançadas mantêm postura mais cautelosa, mesmo diante da volatilidade do mercado.
▪️UE vai barrar produtos de desmatamento — Plano para interditar importação de carne bovina, café, soja, cacau, madeira e óleo de palma provenientes de desmate de florestas pode colocar mais pressão sobre exportadores.

Praticidade e precisão, saiba quais melhores investimentos e como melhorar rentabilidade de suas ações

Globo

▪️Sem espaço no Orçamento, promessa de reajuste a servidor — Faltando pouco mais de dez meses para as eleições, o presidente anunciou que pretende conceder reajuste a todos os funcionários públicos, caso a PEC dos Precatórios seja aprovada. Presidente do BC pede esforço fiscal e relator faz alerta de que não há recursos.
▪️Governo mira farmácias por violação de dados — Secretaria Nacional do Consumidor investiga cinco grandes redes de farmácia pelo compartilhamento de informações dos clientes, como CPF, com laboratórios e consultórios. Há suspeitas de que elas infrinjam a lei de proteção de dados.
▪️Brasil ampliará dose de reforço a todos os adultos — A Saúde anunciou que vai estender a dose de reforça para adultos entre 18 e 59 anos. Antes, a medida contemplava idosos, profissionais de saúde e imunossuprimidos. O intervalo entre as aplicações cairá de seis para cinco meses.

Estadão

▪️Plano do governo prevê dose de reforço a maiores de 18 anos — Com estoque suficiente de vacinas, o Ministério da Saúde orientou a aplicação de dose de reforço contra a Covid em toda a população acima de 18 anos imunizada há pelo menos cinco meses. A medida está em vigor, mas depende do cronograma de cada Estado e cidade.
▪️Imunizados com Janssen terão mais duas doses — Previsão era de que a vacina da J&J seria em dose única, mas o governo prevê reforço.

Folha

▪️Saúde indicará terceira dose contra Covid a todos os adultos — Saúde anunciou que deve liberar a dose de reforço da vacina contra a covid a todas as pessoas com 18 anos ou mais e que vai reduzir o intervalo para aplicação dessa terceira dose de seis para cinco meses.
▪️Guedes cede a Bolsonaro em reajuste para servidores — Membros da equipe de Paulo Guedes aceitaram trabalhar pelo reajuste a servidores públicos em ano eleitoral. Técnicos da pasta alertam, porém, que a medida exigirá corte de despesas em outras áreas e apontam travas legais que devem limitar esse aumento salarial.
▪️Com acordo entre Doria e Leite, PSDB mantém prévias — A cúpula do PSDB descartou adiar as prévias de domingo, após João Doria e Eduardo Leite chegarem a um acordo para uma votação híbrida, por meio de aplicativo e de urna eletrônica em Brasília.