Dólar em alta: saiba quem ganha com isso

Humberto Maurício Pennacchia
null

Crédito: Reprodução / Pixabay

Você já parou para pensar como a alta do dólar influência sua vida e a economia de forma geral? Nessa pauta, você ficará sabendo quais setores são beneficiados com a alta da moeda americana.

Saiba quais setores se beneficiam com a alta do dólar:

a) A balança comercial do Brasil se beneficia muito com a alta do dólar, já que ela tende a ficar superavitária.A balança comercial é a diferença entre as exportações e as importações de um país. O dólar mais caro faz diminuir as importações e aumentar as exportações.

b) Um setor muito beneficiado com a escalada do dólar são as empresas exportadoras, geralmente essas empresas têm seus custos em reais e as receitas em dólar; isso traz um impacto muito positivo para o seu balanço. Um exemplo clássico de empresa que se beneficia nesse cenário, são as empresas de papel e celulose. Se a empresa tiver o seu capital aberto em bolsa de valores, a ação sofrerá uma valorização devido a esse fator, beneficiando a base de acionistas. Se, por exemplo, uma empresa exportadora tiver um produto ou uma commoditie com uma grande procura internacional, esse efeito da alta do dólar irá potencializar ainda mais seus resultados financeiros. A empresa ganhará de duas formas, o lucro normal já embutido no preço do produto que ela está vendendo e a diferença a maior de reais na conversão por cada dólar recebido. Porém, para que isso aconteça, a empresa precisará estar consolidada no exterior em seu nicho de atuação ou, deverá prospectar novos mercados lá fora para exportar seus produtos.

c) Outro setor que pode se beneficiar da alta do dólar são as empresas que têm o seu público alvo voltado para o mercado interno, já que esse tipo de empresa acaba sofrendo menos concorrência dos produtos importados.

d) As empresas voltadas ao turismo interno também se beneficiam com a alta do dólar. No cenário de dólar em alta, muitos brasileiros evitam viajar ao exterior para aproveitar suas férias e optam por passá-las aqui mesmo. Em contrapartida, o dólar alto pode incentivar a vinda de turistas, isso se os preços em reais não forem aumentados aqui, na tentativa de se maximizar o lucro.

A economia de qualquer país se assemelha a um cobertor curto, dependendo de como esteja o cenário econômico no momento, o frio poderá ser mais intenso para um ou outro setor. Como o cobertor curto não dará para cobrir da cabeça aos pés, alguma parte do corpo ou da economia, fazendo um trocadilho entre ambos,  ficará ao sabor das intempéries do momento.