Saiba por que as pesquisas presidenciais do Ibope e Datafolha foram suspensas

Diante de um cenário eleitoral cheio de altos e baixos, o que tem guiado o mercado financeiro são as pesquisas de intenção de voto. Como já havia sido anunciado, espera-se a divulgação de duas novas pesquisas nesta semana: uma delas (Ibope) na terça-feira, dia 4, e outra (Datafolha), na quinta-feira, dia 6. Porém, uma não grata surpresa acabou com a expectativa dos investidores.

Patrícia Auth
Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Os rumores já rondavam os corredores, mas a confirmação veio mesmo na terça-feira, quando o Ibope comunicou a suspenção do levantamento já feito. No mesmo dia, o Datafolha avisou que cancelou o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do último levantamento, que seria feito entre os dias 4 e 6 de setembro.

Os dois institutos de pesquisa usaram o mesmo argumento para a decisão: dúvidas em relação ao questionário das pesquisas, depois do veto à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, na última sexta-feira, dia 31.

Caso Ibope

Em relação ao Ibope, as perguntas da pesquisa ainda traziam Lula como candidato à Presidência da República, em um dos cenários de primeiro turno. Mas, com a decisão do TSE de indeferir a candidatura do ex-presidente, o Ibope aplicou – entre os dias 1 e 3 de setembro, ou seja, depois do veto à Lula – perguntas em cenários que desconsideravam o nome de Luiz Inácio, embora no questionário registrado junto à Justiça Eleitoral ainda aparecia perguntas com a participação do ex-presidente.

Sendo assim, o Ibope protocolou um requerimento no TSE perguntando se pode, ou não, divulgar o levantamento. Até o início da tarde desta quarta-feira (5), não havia recebido resposta.

Caso Datafolha

O Datafolha, porém, decidiu cancelar o registro da pesquisa que ainda seria aplicada. Isso porque no questionário continha um cenário com o nome de Lula. O registro da pesquisa Datafolha foi feito na sexta-feira, dia 31, antes do término da votação do TSE, que barrou a candidatura do ex-presidente.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

 E agora?

[box type=”warning” align=”” class=”” width=””]Com essa confusão, tanto o Ibope quanto o Datafolha, registraram pesquisas novas, que devem ser divulgadas na próxima segunda-feira, dia 10. Mas, o Ibope ainda pode divulgar o levantamento já feito, dependendo do que for decidido pelo TSE.[/box]

[banner id=”teste-perfil”]

Quando e onde investir

O primeiro passo sempre será conhecer seus limites, sua tolerância a risco. Não entender seus próprios limites pode levá-lo a tomar as piores decisões com seus investimentos.

Por este motivo, sugerimos que todo investidor - experiente ou iniciante - conheça seu perfil. Se busca obter ganhos mais altos aceitando certa volatilidade ou se prefere maior segurança com retornos garantidos.

Entender mais profundamente o seu perfil como investidor e seus objetivos quanto a prazos de investimentos é uma tarefa um pouco mais sofisticada que um teste feito em qualquer ferramenta na internet, exige uma análise mais criteriosa e dedicada para cada pessoa.

os perfis de investidores

Para ter uma visão precisa do perfil é preciso considerar histórico como investidor, fatores pessoais e até profissionais que um teste da internet não considera.

Esta é a função do Assessor de Investimentos

Entender o investidor em uma profundidade maior que um teste de perfil na internet. É a nossa função como uma empresa especializada em educação financeira.

O primeiro passo é fazer uma conversa de 5 a 10 minutos com um membro da nossa equipe para levantar as primeiras informações e então agendar a conversa com um Assessor de Investimentos. É ele quem vai se aprofundar no seu histórico como investidor, seu momento de vida, seus planos futuros e então te indicar para produtos recomendados para seu perfil de investidor.

Confirme seus dados no formulário abaixo e nossa equipe vai entrar em contato com você para fazer a avaliação de seu perfil e avaliar o alinhamento com seus atuais investimentos.