NotíciasPolítica

Saiba por que as pesquisas presidenciais do Ibope e Datafolha foram suspensas

Os dois institutos registraram novas pesquisas, que devem ser divulgadas na próxima segunda-feira, dia 10.

Avalie este artigo!

20180502204454YSHGhjfKvc 1024x686 - Saiba por que as pesquisas presidenciais do Ibope e Datafolha foram suspensas

Diante de um cenário eleitoral cheio de altos e baixos, o que tem guiado o mercado financeiro são as pesquisas de intenção de voto. Como já havia sido anunciado, espera-se a divulgação de duas novas pesquisas nesta semana: uma delas (Ibope) na terça-feira, dia 4, e outra (Datafolha), na quinta-feira, dia 6. Porém, uma não grata surpresa acabou com a expectativa dos investidores.

Os rumores já rondavam os corredores, mas a confirmação veio mesmo na terça-feira, quando o Ibope comunicou a suspenção do levantamento já feito. No mesmo dia, o Datafolha avisou que cancelou o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do último levantamento, que seria feito entre os dias 4 e 6 de setembro.

Os dois institutos de pesquisa usaram o mesmo argumento para a decisão: dúvidas em relação ao questionário das pesquisas, depois do veto à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, na última sexta-feira, dia 31.


Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil


Caso Ibope

Em relação ao Ibope, as perguntas da pesquisa ainda traziam Lula como candidato à Presidência da República, em um dos cenários de primeiro turno. Mas, com a decisão do TSE de indeferir a candidatura do ex-presidente, o Ibope aplicou – entre os dias 1 e 3 de setembro, ou seja, depois do veto à Lula – perguntas em cenários que desconsideravam o nome de Luiz Inácio, embora no questionário registrado junto à Justiça Eleitoral ainda aparecia perguntas com a participação do ex-presidente.

Sendo assim, o Ibope protocolou um requerimento no TSE perguntando se pode, ou não, divulgar o levantamento. Até o início da tarde desta quarta-feira (5), não havia recebido resposta.

naom 598de1d612293 1024x576 - Saiba por que as pesquisas presidenciais do Ibope e Datafolha foram suspensas

Caso Datafolha

O Datafolha, porém, decidiu cancelar o registro da pesquisa que ainda seria aplicada. Isso porque no questionário continha um cenário com o nome de Lula. O registro da pesquisa Datafolha foi feito na sexta-feira, dia 31, antes do término da votação do TSE, que barrou a candidatura do ex-presidente.

 E agora?

Com essa confusão, tanto o Ibope quanto o Datafolha, registraram pesquisas novas, que devem ser divulgadas na próxima segunda-feira, dia 10. Mas, o Ibope ainda pode divulgar o levantamento já feito, dependendo do que for decidido pelo TSE.

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

Tags

Patrícia Auth

Patrícia Auth é jornalista formada pela Univali de Itajaí/SC. Trabalhou em impressos, como o Jornal de Santa Catarina, e também, como repórter na Rede Record e RBS TV. É casada, mãe da Lívia e adoradora de boa música e gastronomia.

Na equipe EuQueroInvestir, é responsável pela produção de vídeos, e também escreve e edita artigos para o site.

Entre em contato com a Patrícia pelo e-mail: patricia.auth@euqueroinvestir.com

Artigos Relacionados

Close