Saiba o que é uma agência de classificação de risco

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

Ao fazer uma aplicação financeira, você deve ter em mente que cada investimento possui o seu próprio grau de risco. Avaliar o risco de cada tipo de investimento não é uma tarefa fácil. Para facilitar para o investidor, foram criadas as agências de classificação de risco. Nessa matéria, você entenderá o que é uma agência de classificação de risco e como ela atua.

O que são as agências de classificação de risco?

Em inglês, essas agências são chamadas de credit rating agency. Também recebem o nome de agência de notação financeira ou agência de notação de risco.

Qual é o trabalho realizado pelas agências de classificação de risco?

O trabalho que elas fazem é o de avaliar os números de empresas, bancos, governos e outras instituições para dar uma nota. Esta nota é chamada de classificação de risco, classificação de crédito, nota de risco, rating, avaliação de risco, notação de risco ou notação financeira de risco. Para atribuir uma nota de risco, as agências realizam análises técnicas quantitativas, como análise de balanço, fluxo de caixa e projeções estatísticas, análises de ambiente externo, questões jurídicas e percepções sobre o emissor e seus processos. Quanto melhor é a nota, mais seguro é investir nos papéis oferecidos por aquele banco ou empresa. Por outro lado, quanto menor é a nota, maior é o risco de enfrentar problemas para receber seu dinheiro até a possibilidade extrema de calote.

Quando surgiram as agências de rating?

As agências de rating surgiram nos Estados Unidos no início do século passado.

O que levou a criação das agências de classificação de risco?

As agências de rating surgiram quando algumas empresas precisaram levantar mais recursos do que podiam obter pelos meios então usuais, baseados em relações de proximidade com os credores. Essa necessidade estimulou a criação de agências independentes que pudessem avaliar os fundamentos financeiros destas empresas.

Em 1909, John Moody formou a primeira agência de classificação de risco, que hoje é uma das maiores do mundo, a Moody’s. Em 1916, a Poor’s Company foi fundada por Henry Poor, se especializando em títulos de ferrovias, muito negociados na época. Em 1941, a Poor’s se juntou à Standard Statistics para formar a Standard & Poor’s. A Fitch, por sua vez, começou a emitir ratings em 1924, sendo que hoje pertence a um conglomerado francês, mas foi composta por outras agências de menor dimensão. Hoje, estas são as três principais agências dos Estados Unidos, e do mundo.

Qual importância as agências de rating possuem para os grandes investidores?

A importância dessas agências de rating para os grandes investidores é enorme,  por exemplo, determinados  fundos de investimento e de pensão só podem alocar seus recursos em ações, títulos do governo, empresas, países, que possuam, no mínimo, o grau de investimento (investment grade).

Uma das formas mais eficientes de identificarmos o nosso perfil de investidor, é realizando um teste de perfil.

Você já fez seu teste de perfil? Descubra qual seu perfil de investidor! Teste de Perfil

O que é o grau de investimento?

Grau de investimento, para ficar fácil o seu entendimento, é o selo de bom pagador que as agências de rating dão aos países, empresas, etc.