Saiba o que é um investidor-anjo

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: pixabay

Você deseja se tornar um empreendedor? Caso sua resposta seja afirmativa, saiba que dois requisitos para que isso aconteça são indispensáveis. É necessário ter capital e conhecimento do que se deseja fazer. Se você não dispõe desses requisitos, não desanime e nem se desespere.Um investidor-anjo pode ser a solução!. Nessa matéria, você conhecerá um investidor-anjo e saberá como ele poderá auxiliá-lo.

O que é um investidor-anjo? 

Geralmente, o investidor-anjo é uma pessoa física, com larga expertise no meio comercial e empresarial e que dispõe de capital para alocá-lo em projetos inovadores e que possibilitem retorno financeiro satisfatório.

Onde e como surgiu o termo investidor-anjo? 

O termo investidor-anjo foi cunhado ainda no século XX, nos idos dos anos 1920, para designar os investidores norte-americanos que financiavam peças e musicais da Broadway, assumindo os riscos, e caso o investimento desse retorno, tendo participação minoritária dentro da empresa.

Saiba como investir na Apple, Tesla e Google a partir do Brasi

Quantos investidores-anjo existem no Brasil atualmente? 

Segundo a organização “Anjos do Brasil”, existem, aproximadamente, sete mil investidores anjo e que possuem disponibilidade para investimento de pelo menos R$ 50.000,00.

Conheça algumas características dos investidores-anjo: 

Esse trabalho é feito por profissionais com larga expertise nas áreas  pertinentes ao assunto, possuem vasto network e capital para ajudar a alavancar o projeto. Não atuam como executivos na empresa, porém exercem o papel de mentor ou conselheiro do projeto.

Seria correto afirmar que o investidor-anjo exerce uma atividade filantrópica?

O objetivo não é esse, os investidores-anjo alocam seus recursos em projetos com alto potencial de retorno e que, ao longo do tempo, trarão benefícios a sociedade, como geração de trabalho e renda. Outra meta  do investidor-anjo é deixar, sempre que possível, uma contribuição importante para o desenvolvimento e aprimoramento da ciência e da tecnologia  no Brasil.

Dicas valiosas para que o seu relacionamento com o investidor-anjo tenha sucesso e prosperidade:

a) Defina, de forma bem clara e transparente, com ele qual o valor do investimento que será feito e por quanto tempo.

b) Como será a participação que o investidor-anjo terá no projeto.

c) Estabeleça, de forma hierárquica, como será o relacionamento de vocês ao longo do tempo.

d) Defina cronograma de trabalho, estabeleça prazos, crie  metas, objetivos de  expansão, etc.

Isso tudo vai deixar o horizonte profissional da parceira mais claro  e a relação entre vocês mais saudável.