Saiba o que é um fundo referenciado

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

Levantamento feito pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em 2019, com o objetivo de conhecer os hábitos de poupança e de investimentos da população brasileira, detectou que 2,22% da população brasileira aloca seus recursos em fundos de investimentos.

A palavra fundo de investimento é bem genérica. Ela pode ser formada por uma carteira de ativos financeiros. Dentre esses ativos, encontramos os fundos referenciados. Nessa matéria, você ficará bem informado sobre essa modalidade de investimento.

O que são fundos referenciados?

A característica principal dos fundos referenciados é que o seu objetivo de investimentos possa acompanhar, espelhar, ou replicar, a performance de um índice específico de referência. Em outras palavras, fundo referenciado é um fundo de investimentos cujo objetivo é obter rentabilidade igual a uma taxa de referência (benchmark). Benchmark é um índice de referência, que tem como objetivo atuar como um padrão de comparação em uma carteira de investimentos, por exemplo.

Participe do maior evento de investimentos da América Latina

Os fundos referenciados são investimentos de renda fixa? 

Sim, pois se eles apresentarem muita volatilidade (oscilação), caracterizariam-se como investimentos de renda variável.

Qual característica que esse investimento necessita ter para ser classificado como um fundo referenciado?

Para que seja classificado como um fundo referenciado, 95% de sua carteira deve estar investido em ativos que acompanhem o benchmark definido em seu regulamento. Esses ativos podem ser títulos públicos ou títulos privados, desde que sejam classificados como sendo de pequeno risco. Essa é uma aplicação conservadora, de baixo risco e alta liquidez.

Quais são as taxas que, geralmente, são utilizadas como benchmark para investimentos dos fundos referenciados?

As taxas de referência mais utilizadas são o CDI (Certificado de Depósito Interbancário)  e a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).

O que é CDI?

O CDI é um título emitido pelos bancos para a realização de operações de empréstimo entre si, em curtíssimo prazo.

O que é SELIC?

A SELIC é a taxa básica de juros da economia no Brasil, ela é utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais.