Entenda o que são derivativos

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Pixabay

Se você não está familiarizado com os nomes complicados que encontramos no mercado financeiro, está matéria vai ajudá-lo a lidar com mais naturalidade com um deles. Você vai conhecer em detalhes o que são derivativos.

O que são derivativos?

Derivativos são ativos financeiros no qual o seu valor depende ou é derivado de um outro ativo ou grupo de ativos, como ações, títulos, commodities, moedas, taxas de juros e índices de mercado. O derivativo é um contrato estabelecido entre duas partes e este contrato e o seu preço vai depender do comportamento do ativo no qual ele se baseia.

Quando surgiram as primeiras operações com derivativos?

As primeiras operações com derivativos datam do século XVII, na época do Japão feudal. Encontramos aí, o primeiro registro organizado de comércio com o objetivo de entregar bens no futuro.

Qual a utilidade do derivativo?

A principal forma de utilização do derivativo é para se fazer hedge.

O que é hedge?

É um mecanismo importante para proteger investidores e garantir menos riscos para suas aplicações. Outra maneira de se usar o derivativo é para operar com alavancagem.

O que é alavancagem?

É um termo que designa uma técnica utilizada para multiplicar a rentabilidade através de endividamento

Quais são as principais formas de derivativos que existem?

a) Mercado a Termo:

Neste mercado, duas pessoas acordam a compra e venda de um ativo qualquer, em uma data específica e a um preço determinado.

b) Mercado Futuro:

O comportamento do mercado futuro é bem semelhante ao do mercado a termo. Com uma exceção, no mercado futuro o contrato sofre ajustes diários de acordo com a oscilação do ativo.

c) Mercado de opções: 

Neste mercado, a opção pode ser tanto de compra quanto de venda, e quem comprar a opção é que vai determinar se quer ou não exercê-la

Quais as vantagens do uso do derivativo:

Pode ser usado tanto na alta, quanto na baixa dos mercados.

Qual a desvantagem  do uso do derivativo:

Se não for usado com conhecimento, técnica e estratégia, pode gerar perdas pesadas.