Conheça o BNDES e suas funções

Humberto Maurício Pennacchia
null

Crédito: Reprodução / Pixabay

Você sabia que existe no Brasil um órgão público que tem como função fomentar (estimular) a economia nas mais variadas áreas? O nome desse órgão é BNDES.

Você sabe o que significa essa  sigla?

BNDES  significa Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Quando o BNDES foi criado?

O BNDES  foi criado no dia 20 de junho de 1952, através da Lei número 1628, durante o segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954).

Com qual finalidade o BNDES foi criado?   

Segundo o Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós 1930, o banco foi criado com a tarefa de gerar condições para resolver os problemas de fluxo de investimentos (nos setores público e privado) que impediam o desenvolvimento da economia brasileira.

Como o BNDES atua hoje?

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social atua abrindo linhas de financiamento de longo prazo e investimentos nas mais diversas áreas, tais como:  infraestrutura, área  social, serviços, agropecuária, mercado de capitais, meio ambiente, etc.

Qual a diferença do BNDES e de um banco comercial?

É importante saber distinguir o BNDES de um banco comercial, enquanto o primeiro, busca expandir o crescimento econômico e social do país, os bancos comerciais objetivam aumentar sua margem de lucratividade.

Existem bancos similares ao BNDES no mundo?

Esse tipo de banco de fomento não é exclusividade do nosso país, é muito comum que países em desenvolvimento possuam bancos semelhantes. Até países desenvolvidos possuem bancos de fomento, exemplo disso é a Alemanha e o Japão.

O BNDES possui agências físicas espalhadas pelo brasil?

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social não disponibiliza agências físicas espalhadas pelo Brasil. Caso você tenha interesse em saber mais detalhes de operações específicas, poderá entrar no site da instituição onde terá um guia  de informações a sua disposição.

Entenda como o BNDES enxerga os desafios contemporâneos do século 21: 

“O século 21 começou com a consolidação da vertente social na missão do Banco, que é promover a competitividade da economia brasileira, de forma agregada à sustentabilidade, à geração de emprego e renda e à redução das desigualdades sociais e regionais. O BNDES busca promover, nos projetos que solicitam apoio, o desenvolvimento local e regional, o compromisso socioambiental e a capacidade de inovação, desafios mais urgentes em um mundo cada vez mais dinâmico e em constante transformação.”