Bolsa de Valores: aprenda o que é mini-índice

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Reprodução/Pixabay

Quando falamos em bolsa de valores, muitas pessoas associam com risco, volatilidade, possibilidade de perdas financeiras, medo, etc. Isso tudo pode ser verdade. Porém, para aquelas pessoas que estão familiarizadas com esse mercado,   pode significar uma excelente oportunidade de ganhos. Nesta pauta, vamos esclarecer algumas dúvidas bem frequentes dos investidores iniciantes e trazer informações a respeito de um setor da renda variável que não é muito conhecido pela maior parte das pessoas. Entenda tudo sobre o mini-índice. Você sabia que é possível investir seu capital em contratos futuros de índice?

O que são contratos futuros de índice?

O contrato de índice futuro é derivado do Índice Bovespa, também chamado de Ibovespa. (Ibovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3).  Os contratos associados a ele são acordos que preveem uma estimativa de valor para determinada data de vencimento. Eles são negociados no Mercado Futuro — um ambiente da bolsa de valores — e têm sua cotação calculada em pontos. Os contratos futuros de índice podem ser comprados e vendidos de forma bem parecida com as ações. A diferença é que, como dissemos, os vencimentos dos contratos ocorrem em datas futuras. Assim, você pode negociar contratos de índice futuro com vencimento para vários  meses.

O que é o mini índice?

O mini índice é um contrato futuro originado do índice Ibovespa. Em outras palavras, ele acompanha a oscilação desse índice.

Como os contratos de mini índice são calculados?

Os contratos de mini índice representam 20% da pontuação do índice Ibovespa. Ou seja, cada oscilação de 1 ponto no contrato equivale à R$ 0,20 centavos de lucro ou prejuízo.

Saiba como o investidor pode lucrar com o mini índice?

Ao final do contrato, são contados quantos pontos o Ibovespa subiu ou caiu e multiplicado por 0,20. O resultado dessa conta será o lucro ou o prejuízo do investidor.