Saiba o que é investment grade

Humberto Maurício Pennacchia
null

Crédito: Reprodução/Pixabay

Você sabia que os países que são considerados seguros para investimento e que conseguem pagar sua divida interna e externa possuem uma espécie de selo de qualidade? Não  sabia? Ficou curioso? Deseja mais informações sobre o assunto? Se esse é o seu caso, leia essa pauta. Suas dúvidas serão esclarecidas. O nome desse selo de qualidade é investment grade.

O que significa investment grade?

Investment grade é o tão desejado e querido grau de investimento. Grau de Investimento, ou Investment Grade, é uma nota atribuída aos países por agências de classificação de risco e que indicam a capacidade que os países têm de honrar e pagar suas dívidas internas e externas.

Quais são as principais agências de classificação de risco existentes no mundo? 

Dentre as maiores e principais, podemos citar: Fitch Ratings, Moody’s e Standard & Poor’s.

Qual o papel de uma agência de classificação de risco?

O papel principal de uma agência  de classificação de risco é avaliar os números de empresas, bancos, governos e outras instituições  e dar uma nota, que serve como balizamento para que os investidores saibam para quem é seguro ou não  emprestar dinheiro.

Uma agência de classificação de risco analisa apenas os aspectos econômicos de um país para elevar sua nota de crédito?

As agências classificadoras não olham apenas e unicamente os indicadores econômicos, mas analisam todo o contexto, inclusive o cenário político.

O que acontece quando um país recebe a nota de grau de investimento?

Quando um país recebe o investment grade, a tendência é que o fluxo de dinheiro para esse local aumente.

Qual é a razão para o aumento do fluxo financeiro?

A principal razão para que isso  aconteça é que muitos fundos de pensão estrangeiros possuem restrição em seus estatutos  para investir em países sem o  grau de investimento. Ao conseguir o investment grade, esse capital fica liberado para alocação e investimentos nesse país que conseguiu o selo de bom pagador.