Conheça a Nasdaq

Humberto Maurício Pennacchia
null

Crédito: Reprodução / Pixabay

Você sabia que a Nasdaq é uma das maiores bolsas de valores do mundo? Nessa bolsa de valores, são negociadas ações das maiores empresas de tecnologia do planeta. Se você se interessa pelo mercado acionário e por tecnologia, essa pauta foi feita sob medida para atender o seu gosto.

Você sabe o significado da sigla NASDAQ? 

NASDAQ é uma sigla que significa: National  Association of Securities Dealers  Automated Quotations (Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas).

O que é a NASDAQ? 

A NASDAQ é uma das bolsas de valores mais importantes  do mundo, nesse mercado são listadas as maiores empresas da área tecnológica do mundo.

Quando a NASDAQ foi criada?

A NASDAQ foi criada em 1971, com o objetivo de ser empregado métodos de tecnologia  modernos e transparentes em suas negociações.

Entenda a importância da NASDAQ:

Quando falamos em valor de mercado, a NASDAQ é a segunda maior bolsa de valores do mundo. Em volume de capitalização, a Nasdaq ocupa o primeiro lugar com US$  21 trilhões de dólares.

Você sabe qual é o principal índice de ações da NASDAQ? 

O NASDAQ Composite é o principal índice de ações da bolsa de tecnologia.

Você sabe quais ações são negociadas na NASDAQ?

Conheça alguns exemplos: Apple, Facebook, Google, Activision Blizzard, Adobe Inc, Akamai Technologies, Alexion Pharmaceuticals, Altera, Amazon, American Airlines Group, Amgen, dentre outras.

Quantas empresas estão listadas na NASDAQ atualmente? 

Atualmente, existem mais de 3.200 ações de empresas de tecnologia listadas nesse mercado.

Qual o número de operações da NASDAQ por dia?

Em número de operações dia, a NASDAQ ocupa o primeiro lugar disparado. São 2,8 trilhões de operações/dia. Enquanto isso, a NYSE ocupa o segundo lugar com 1, 2 trilhão de operações/dia.

Como o NASDAQ Composite é calculado?  

O índice NASDAQ Composite é calculado a partir da análise de mais de 3.300 ações listadas na NASDAQ. O índice favorece, em grande parte, as ações ordinárias de empresas do setor de Tecnologia da Informação, mas também inclui ativos como REITs, ADRs, interesses em parcerias limitadas. Por outro lado, ações preferenciais, ETFS, units, debentures e outros derivativos não são elegíveis para compor o NASDAQ Composite.