Saiba como brilhar em uma reunião de negócios

Humberto Maurício Pennacchia
null
1

Crédito: Pixabay

Você já parou para pensar como deve se comportar em uma reunião de negócios? Uma reunião pode ser uma oportunidade única para você brilhar e deixar a sua marca pessoal no ambiente profissional onde atua. Esse tipo de acontecimento pode ser a alavanca para a pessoa  que quer criar uma imagem de profissionalismo e eficiência.

Segundo Howard Johnson, presidente da Option, empresa que promove cursos de treinamento e desenvolvimento pessoal, esses encontros representam situações de altíssima exposição. Porém, ele faz um alerta: “Nunca queira aparecer mais do que seu chefe, ou você poderá entrar em apuros”.

Dicas para que você possa brilhar em uma reunião de negócios:

Esteja sempre vestido de forma apresentável. Um erro clássico e bastante comum para muita gente é não cuidar da aparência quando se tem uma reunião de negócios marcada. Mesmo que seja um evento casual e não tão significativo, não dá para negar que o seu visual reflete o seu comportamento e postura.

Prepare-se antecipadamente. Se houver uma agenda fechada para a reunião, peça para vê-la com antecedência, assim você terá oportunidade de refletir sobre pontos importantes. Outra coisa, estude bastante os temas e reúna informações e dados para embasar os seus argumentos e defender suas ideias.

Mostre-se um líder para se tornar um influenciador nato. Influenciar pessoas é primordial para ser visto como uma autoridade no assunto ou referência na área.

Nunca, em hipótese alguma, contra-argumente e nem critique seu chefe na frente dos outros. Essa atitude pode colocar a pessoa numa posição difícil e comprometer sua autoridade perante os demais participantes.

Nunca se omita. Algumas pessoas tornam-se, praticamente, invisíveis durante as reuniões. Essa não deve ser a seu conduta, pois não é esta imagem que você quer transmitir. Não seja exagerado, mas participe da reunião sempre que tiver algo a acrescentar. Transmita espontaneidade, clareza e confiança.

Seguindo essas simples regrinhas, você já terá dado o primeiro e mais importante passo para ter uma reunião produtiva e ser lembrado como um líder ou um participante proativo.